• Navegantes do Perisca

É São João!




Chegou a época mais gostosa do ano! Tempo de fogueiras, bandeirolas, quadrilhas e aquele monte de gostosuras das festas juninas. A gente já sabe que no Brasil o povo adora tudo isso, mas vocês sabem de onde vem tanto amor por essas festividades? Foi herança dos portugueses, que por aqui também comemoram o São João em grande estilo. A cidade de Braga é responsável pelo maior São João de Portugal, a maior festa popular do país! As ruas ficam cheias de barraquinhas, danças, atividades, festejos, cortejos, tudo acontece de forma vibrante. Mas a pandemia chegou impedindo que os bracarenses e turistas pudessem se confraternizar e comemorar essa data tão tradicional. Vocês pensam que o pessoal daqui se abalou? Que nada! Quem é festeiro, faz festa de qualquer jeito. Esse ano o São João será em casa, com transmissão das atividades e algumas barraquinhas para matar o gosto junino (em Portugal já podemos sair de casa, mas sem fazer aglomerações). Vamos conhecer como as festas acontecem por aqui?

Em Braga, os festejos sanjoaninos começaram no ano de 1150, quando foi construída uma igreja em homenagem a São João. Isso mesmo, a festa bracarense tem 870 anos! Muitos cortejos e tradições são mantidos desde então. Tem a Corrida do Porco Preto, Carro dos Pastores, Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos (lembram um pouco os bonecos de Olinda) e muito mais! Imagens representando o batismo de Jesus e São Cristóvão são colocadas à beira do rio que corta a cidade, que é decorada para as festividades.




E tem o famoso Martelinho de São João, uma tradição que surgiu por acaso, quando estudantes do Porto queriam um brinquedo que fizesse barulho. O martelinho é usado há 55 anos para brincar com as pessoas nas festas juninas e além das pontas em fole, possui um apito na ponta. No Brasil existem os martelinhos de Carnaval que são muito parecidos. O mundo é assim mesmo, os povos vão e levam suas tradições e costumes de um lugar para o outro.




Os brasileiros também comemoram as Festas Juninas com muita alegria. Será que os portugueses conhecem essas comemorações? Será que elas são mantidas por aqueles que deixaram o país? Para saber como elas acontecem no Nordeste, Gabriel, um garoto nordestino de 14 anos, fez um texto incrível. Mas isso é história para o nosso próximo capítulo! Viva São João!!!!!


Para quem quiser saber mais sobre o São João de Braga é só clicar nas imagens abaixo. Na página do Facebook você poderá também acompanhar os eventos online do São João de Braga:









0 visualização