• Maithê (5ºA) e Manoela (5ºB)

Mulherio mirim


Muitas coisas estão acontecendo no meio literário e a criançada está fazendo parte de tudo isso. Lendo e resenhando, elas se aproximam das autoras (pois, é, nossa Maratona de 2017 contou exclusivamente com escritoras) e despertam seus sentidos para a arte literária. Como leitoras descobriram um livro lindo e, como autoras, resenharam com entusiasmo. Um livro muito especial de Susana Ventura, finalista do prêmio Jabuti 2017, O caderno da avó Clara, é o livro resenhado de hoje, incrivelmente resenhado por Maithê e Manoela.

A resenha incrível de um livro incrível

Nesta resenha incrível, de um livro incrível, O caderno da avó Clara, de uma autora incrível, Susana Ventura, uma incrível ilustradora, Carla Irusta e um apoio muito importante do governo de São Paulo e Proac, SP. E então? Já deu vontade de ler, já que tudo é incrível? Se sim ou se não, dê uma lida na história.

Bom, neste livro, Mariana, ou Mari, conta a história de quando sua mãe arruma uma bolsa para um instituto de pesquisa por seis meses e a deixa com seu pai, que ela nunca conheceu. Então, um dia, seu pai emprestou para Mari um caderno de sua avó e ela decide ler. Lá tem várias histórias, as minhas favoritas foram as do capítulo 5 e do capítulo 8. A cada história ela se interessava mais e, além de descobrir sobre as histórias da sua avó é um livro que deixa o leitor alegre e curioso ao mesmo tempo, é uma história linda e vale muito a pena ler esse livro.

Imaginação é essencial

O Caderno da avó Clara é um livro sobre uma garota que vai passar um tempo na casa do pai, mas tem um problema, ela não o conhece e aí começa a história...

O Caderno da avó Clara tem pontos positivos e negativos. Vou começar a falar dos pontos negativos. Quando ela, a Mariana, personagem principal do livro, começa a a ler o caderno, mostra a história em uma folha, e tinha várias palavras que eu não entendi. Os pontos positivos são que a letra não é grande, nem pequena, as histórias são bem legais, pois são vários contos e cada um deles é contado de um jeito diferente. Por tudo isso o livro é muito bom!

Fica técnica:

Título: O caderno da avó Clara

Autora: Susana Ventura

Ilustração: Carla Irusta

Editora: Sesi-SP

Susana Ventura ama os contos de fadas. Em 2013, começou a pesquisar e recontar do jeito dela contos de várias partes do mundo. Susana escreve outras histórias também e é professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e pesquisadora em universidades no Brasil, na França e em Portugal. Tem livros reconhecidos com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e adotados por escolas em todo o Brasil. No momento, ela se prepara para virar... uma doutora em contos de fadas! Mais informações no blog:

www.livrosdaventura.blogspot.com.br

Neste texto vou falar um pouco de mim, Maithê. O que eu gosto de fazer: patinar, ouvir música, ver Soy Luna, ver TV, assistir Netflix, mexer no celular, coisas de gente da minha idade, 10 anos.

O que gosto de ler: gosto de ficção e biografias de pessoas que eu gosto.

Coisas boas da infância: eu chamava minha chupeta de Chula Miranda, fiz 8 anos de balé, me apaixonei por handebol.

Sonhos para o futuro: ir para a Disney, ser dentista, atriz ou professora, ter dois filhos, o mais velho um menino e a mais nova uma menina e ter um marido perfeito.

Maithê

Olá, eu vou falar as coisas que eu gosto (é óbvio com algumas histórias curtas!) começando com o dia que eu descobri que gosto de ficção. Eu tinha seis anos e estava na livraria do Gonzaga, aí minha mãe me deu um livro sobre balé e eu falei que eu não gostava de ler, só que não, né? Além de ler eu gosto de comer, brincar de boneca, pega-pega e mais...quando eu crescer eu quero ser veterinária ou pediatra.

Manoela


0 visualização