• Gabriel D. - 5º B

Sob o sol e as palavras


Nossa Maratona de Resenhas 2018 começa com uma novidade: nosso primeiro autor resenhado. Ano passado nossos resenhistas tiveram a honra que trabalhar com as autoras do Mulherio das Letras, movimento literário que busca mais espaço para publicação de autoras brasileiras. Foram meses de trabalho e muita leitura. Em 2018 começamos a contar com a colaboração de autores, tornando o trabalho dos nossos pequenos leitores ainda mais abrangente. Um livro muito especial, que nos traz uma realidade atual e delicada, lido pelos olhos de um garoto muito especial também. Vamos ver o que ele achou?

Você gosta das estrelas?

Você gosta do céu e das estrelas? Pois esse livro fala bastante sobre isso.

O livro fala sobre famílias sírias, o personagem principal é Emanuel e seus amigos: Amal, Nabir e Kalil, mas ele sente um carinho especial pela Amal , só que ele ainda não entende direito esse sentimento. Ele conta a rotina deles e algumas brincadeiras que eles fazem. Esses quatro grandes amigos fazem quase tudo juntos.

O autor fala comparando as coisas com outras coisas parecidas para você entender o local onde o personagem está, que é um campo de refugiados. Eu achei bem interessante, quando a expressão facial do personagem muda, ele para o dialogo para descrever a expressão do personagem. Emanuel quer que todos estejam felizes, então ele faz o possível para esquecerem que ainda estão em um campo de refugiados.

Eu gostei bastante do livro, por que ele traz um suspense, que faz você querer ler mais e mais esse livro e ele faz você imaginar o lugar que ele descreve na sua cabeça. E faz você dar mais valor ao que você tem e o quanto foi sofrida a vida dele, e mesmo assim ele continuou a ter pensamentos positivos e, do jeito dele, foi feliz.

Então, espero que você goste.

Gabriel D. - 5º B

Ficha técnica:

Titulo: O cometa é um sol que não deu certo.

Autor: Tadeu Sarmeto.

Ilustrador: Apo Fousek.

Editora: SM

Número de paginas: 113 paginas.

Vamos conhecer o autor e o resenhista?

O meu nome é Gabriel, tenho 10 anos e adoro HQs. Eu gosto de jogar futebol, andar de bicicleta e a minha infância é muito boa e divertida. Meus planos para o futuro são ser um jogador de futebol profissional e quero ser bem rico. Bom já acabou o texto então, tchau!

Tadeu Sarmento nasceu no Recife em 1977. É escritor. Em 2014 foi um dos ganhadores do II Prêmio Pernambuco de Literatura, com o romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, publicado em 2015 pela Editora Cepe. Em 2016, ganhou o Prêmio Governo de Minas Gerais com o inédito de poemas Um Carro Capota na Lua. Publicou ainda E se Deus for Um de Nós? (Confraria do Vento) e O Cometa é um Sol que não Deu Certo (SM Edições), vencedor do Barco a Vapor 2017. Atualmente reside em Belo Horizonte.


157 visualizações