• Marina D.

Raízes da América


Nossos resenhistas aprenderam a viajar pelo mundo através da leitura e estão descobrindo a América Latina com incríveis contos bolivianos, da querida parceira de O Periscópio, Susana Ventura. É isso mesmo: quem lê viaja sem sair do lugar!

A Kantuta Tricolor e outras histórias da Bolívia

Se você deseja fazer uma viagem literária para a Bolívia, este livro é ideal A autora deste livro fez uma seleção e adaptação de várias histórias da Bolívia que são: O burrinho e a pastora; Um coelho, uma onça e dois queijos; Os três amigos músicos; Por umas espigas de milho; A raposa, a onça, o camponês e uns feijões; A mais poderosa aliada; A velhinha e a cobra; O banquete celestial; O senhor dos ares e a pastora; O rockhochito; Correvolando e A Kantuta Tricolor

A que eu mais gostei foi “ O burrinho e a pastora”, que conta a história de uma pastora distraída com seu trabalho e deixava a raposa comer suas ovelhas. Por isso várias vezes o seu pai brigou muito com ela. Foi aí que conheceu um burrinho e ele a ajudou resolver o problema.

Vale a pena ler esse livro, porque tem várias histórias, sempre com um final interessante o livro tem uma pegada de História e eu amo porque é a minha matéria favorita e também porque tem muita aventura.

Eu indico esse livro para o público Infantil e Juvenil, pois tem umas palavras formais e outras que são fáceis de entender.

Ficha técnica:

Título: A Kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia

Autora: Susana Ventura (seleção e adaptação)

Ilustradora: Bernardita Uhart

Editora: Nova Alexandria

Número de páginas: 76

Vamos conhecer a resenhista e a autora?

Meu nome é Marina Deguchi, eu tenho 10 anos, nasci na cidade de Santos e continuo morando nela. Sou neta de japoneses e gosto de coisas Kawai (fofa). Eu adoro ler, brincar, estudar, jogar jogos de tabuleiro, jogar vídeo game, nadar, cantar e escutar música, aliás, meus gêneros favoritos são pop contemporâneo e música eletrônica. Meu grande ídolo é o de Alok e um dia gostaria de assistir a um show dele e conhecê-lo.

Minha comida favorita é arroz, feijão, bife, batata frita e salada de alface com tomate. As matérias que eu mais gosto são História e Ciências. Quando eu crescer, quero ser cientista, historiadora e cantora.

Susana Ventura ama os contos de fadas. Em 2013, começou a pesquisar e recontar do jeito dela contos de várias partes do mundo. Susana escreve outras histórias também e é professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e pesquisadora em universidades no Brasil, na França e em Portugal. Tem livros reconhecidos com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e adotados por escolas em todo o Brasil. No momento, ela se prepara para virar... uma doutora em contos de fadas! Mais informações no blog:

www.livrosdaventura.blogspot.com.br


36 visualizações