• Cláudia Marczak e Christopher H.

Uma história puxa a outra


Do que a leitura é capaz? Eu digo: é capaz de descobrirmos a criatividade e o talento escondido nas crianças. O livro de contos fedidos de seis autoras que resolveram escrever sobre coisas não muito comuns em contos foi o nosso ponto de partida. Na aula de produção textual de sexta-feira, iniciamos nossas atividades, após a meditação matinal é claro, com a leitura do conto Pum! E tudo ficou diferente!, de Maria Valéria Rezende. Conversei com as crianças sobre Maria Valéria, que também é santista, do trabalho que realiza. Listamos os elementos que apareciam no conto e eles foram instigados a produzirem um conto que tivesse coisas de contos de fadas, coisas de ficção científica, coisas malucas. A molecada se embalou! Ficaram horas entretidos, em duplas, trios, quartetos ou individualmente para criarem uma boa história. E um garoto que optou por fazer sozinho criou uma história incrível. Com a inspiração do conto da nossa querida Maria Valéria Rezende, eis que nasce:

O CIENTISTA MALUCO

Era uma vez um cientista maluco que tinha uma loja de penhores antiga. Em frente a sua porta havia um castelo com um rei e uma rainha. O rei tinha uma filha chamada Pensa. ela era bela, gostava de animais, tinha olhos castanhos e cabelo loiro.

O cientista se apaixonou pela princesa Pensa e foi para o laboratório pensar em uma poção para ficar mais bonito. Um pouquinho disso, mais uma pitada de unha de rato, olho de aranha e um toque final de pum de rainha e... a poção estava pronta! quando bebeu a poção não deu em nada e o cientista foi para casa com muito sono e tristeza.

No dia seguinte, estava comendo folhas e capim. Quando olhou para baixo tinha pernas de burro, boca de burro, dentes encavalados, tinha virado um burro! Ele gritou: NÃOOOOO! E ficou super triste porque tinha perdido perdido sua loja e sua casa. Até que a princesa Pensa chegou e o viu. Ela falou:

- Que burro mais lindo! Vou levá-lo para casa.

O cientista foi de triste a feliz num instante e foi com a princesa. Depois de um mês a poção não estava fazendo mais efeito e foi quando ele virou pessoa de novo. A princesa viu a transformação do cientista e perguntou seu nome:

- Meu nome é Queijo.

A princesa se apaixonou pelo homem. Depois de um mês eles se casaram e viveram felizes para sempre.

Christopher H. - U.M.E Emília Maria Reis

E quando a história é boa a imaginação vai longe! Ficou com vontade de conhecer mais histórias desse livro fedegoso? ´Ele está disponível na versão impressa e digital, é só clicar em um dos links abaixo:

LIVRO IMPRESSO Americanas.com:

https://goo.gl/WtuNFT Submarino.com:

https://goo.gl/ikCg9g Shoptime:

https://goo.gl/Zc15WA Amazon:

https://amzn.to/2rdA8Vs UmLivro:

https://bit.ly/2FKlsaf Mercado Livre:

https://bit.ly/2DQBgWt

LIVRO DIGITAL (eBook) Amazon:

https://goo.gl/Pm6xSy Apple Store:

https://goo.gl/UDeTmF Google Play:

https://goo.gl/cypLCt Wook (Portugal):

https://goo.gl/tGQKvM TagusBooks (Espanha):

https://goo.gl/4AkMwU El Corte Ingles (Espanha):

https://goo.gl/Z2bjpx Barnes & Noble (EUA):

https://goo.gl/zQuCft


90 visualizações