Ler e escrever para descobrir o mundo!

Novos caminhos levam O Periscópio e seus tripulantes para conhecer o mundo por meio das palavras. Sim, as palavras são a maior viagem do ser humano! E as crianças e adolescentes embarcaram nessa jornada incrível, de conhecer o mundo e descobrir que hoje as distâncias são muito pequenas para quem não tem medo de se aventurar!

Os textos de estreia dessa nova fase nos mostrarão duas cidades: Santos (Brasil) e Valência (Espanha) pelos olhos de Nathália (10 anos) e Brunno (9 anos). Letícia e Maithê colaboraram com imagens lindíssimas de Santos. Brunno também caprichou na sua visão de Valência.

Agora é hora de embarcar nas palavras e olhares que as crianças têm do mundo. Boa viagem!








Vista da praia


Minha cidade maravilhosa, Santos


Vou falar pra vocês, Santos é sensacional! Tem o Aquário, que são vários tanques de água salgada e doce com vários animais aquáticos e é muito legal, pois você conhece muitos animais diferentes.

E o jardim da praia? Vou falar uma coisa, é o maior jardim de praia do mundo e é lindo, dá até vontade de dar uma bela de uma cochilada nele!

A praia, meu Deus, é linda! Só que alguns seres humanos são maus e jogam lixo no mar. A água do mar é drenada pelos canais, temos sete canais que também são um pouco sujos. Vou contar uma coisa, tomo muitos “capotes” no mar!



Capote: é quando você é coberto pela onda e engole muita água do mar.

Meu nome é Nathália, tenho 10 anos e gosto de videogame, hoverboard e da escola. O que mais gosto é da família e dos amigos.

Valência, Espanha, por Brunno

Cidade das Artes e das Ciências (CAC

Oi,


Meu nome é Brunno e eu tenho nove anos. Eu vivo em Valência, na Espanha. Em Valência a minha comida preferida é a paella valenciana.

Valência está a 12 horas de avião do Brasil, eu vou mostrar a viagem. (desenho 1)

Esta viagem é bem longa, que bom que tem um monte de filmes. Em Valência o clima é bom, sempre faz sol até quando é inverno. Em Valência é bom ir para a praia, quando faz sol é o que eu faço. Eu vivo ao lado da Cidade das Artes e das Ciências. Muitas vezes tem coisas especiais. (desenho 2)

Em Valência em vez de Carnaval tem Fallas, as pessoas montam estátuas e depois queimam as e