top of page

Brasil e Alemanha: uma história de amor


Alemanha e Brasil, por Letícia

A leitura e a escritas são viagens tão incríveis que nos levam para muito longe! O mundo está conhecendo Santos pelo olhar de nossas crianças e, aqui em Santos, estamos descobrindo a Alemanha vista pelas crianças de lá. Hoje Mariana nos mostra um texto em tópicos, com todas as dicas sobre Santos bem explicadinhas. E Letícia, de Wisbaden, na Alemanha, nos mostra as delícias do inverno e europeu e mostra como o verão se parece em muitos lugares, afinal é bom ser criança em qualquer lugar do mundo!


A cidade de Santos




O bonde, por Laís

Na cidade de Santos você tem diversão, lazer, aprendizado e muito mais.

Nesse texto você vai conhecer um pouco de cada coisa dessa cidade maravilhosa. Vamos começar com as atrações:



-Bonde – na nossa cidade existem dois tipos de bonde: o bonde normal e o bonde café. No bonde normal você faz um pequeno tour pela nossa cidade, conhecendo os melhores pontos. No bonde café, você também faz um tour, porém bebendo o famoso e tão prestigiado café brasileiro.


- Passeios – na nossa cidade você pode fazer vários passeios a pé, é só procurar um guia e pronto.

- Museu do Café – o museu do café é um dos pontos turísticos mais preciosos da cidade. Lá você pode aprender sobre a produção do café, toma café, visita a loja e muito mais.


Bom, deu pra saber um pouco de Santos com isso, né? Mas agora vamos falar de porto.


- O porto- lá no porto você aprende a história do primeiro porto, vê como é por dentro do porto e vê a saída dos transatlânticos.

Santos, em certos locais, o cuidado com a saúde é o máximo! Tem academia como Up!, Centro Olímpico e muitas outras. Não podemos esquecer os hospitais, com uma ótima segurança e tecnologia.


Santos é minha vida!


A minha cidade

Eu sou a Letícia e moro em Wisbaden, na Alemanha. Eu vou para uma escola chamada Gutenbergschule e estou na 7ª série.

No verão, minha mãe, meu pai, meu irmão e eu vamos para parques e para a piscina. Às vezes nós vamos escalar o Neroberg. No inverno eu vou andar de patins no gelo e quando neva a gente vai andar de trenó, mas aqui não neva muito e também não tem praia como no Brasil, de onde minha mãe vem.

Valongo, por Giovanna

Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!


bottom of page