A palavra é a minha voz

O tema Minha Cidade se despede de O Periscópio com dois textos incríveis. Clara, a brasileirinha/alemã nos conta tudo sobre Wiesbaden e essa garotinha tem muita coisa para falar! Enzo conta mais sobre Santos e do ponto de vista de quem não nasceu da cidade. Em breve muitas novidades, porque a criançada não para de produzir!





Eu moro na cidade de Wiesbaden, Alemanha. Aqui, o clima depende do *season*. No inverno, normalmente fica frio e a gente usa casaco grosso, mas no verão, a gente anda só de *short sleeves* porque fica muito quente. O outono e a primavera são uma mistura de quente e frio. Algumas vezes, o clima aqui fica bem doido. Mas isto não importa, porque aqui tem muitas coisas legais pra fazer. O que eu gosto muito sobre Wiesbaden é que tem tudo. No centro da cidade tem muitos lugares para explorar. Por exemplo, você vai ao cabeleireiro e aí você passa numa loja de brinquedos que você nunca viu antes. É mais uma coisa para explorar. Isto é uma outra coisa que eu gosto muito de Wiesbaden, sempre tem mais coisas para explorar. Um dos meus lugares prediletos em Wiesbaden é a área perto do restaurante “Alex”, porque eu adoro comer lá e também tem muitas lojas. Eu também adoro o parque Walkmühltalanlage que tem muitas memórias com amigos antigos e família. Lá também é muito legal porque tem um parquinho. Eu, algumas vezes, faço novos amigos com quem eu posso brincar. Quando eu morava na minha casa antiga, eu e as minhas irmãs íamos correndo quando a buzina do carro de sorvete tocava: na na na, na na na, na na na… No meu apartamento novo não dá para escutar a buzina quando a gente está em casa. Mas se a gente já estiver no parque, é claro que ninguém resiste a um sorvete gostoso. ;) Uma outra coisa que eu gosto de fazer no parque é andar de bicicleta e *scooter*. Tem um córrego no qual eu adoro brincar no verão com as minhas irmãs. Por cima do córrego, tem uma ponte que está no meio de um morro, então eu ando de bicicleta muitas vezes no morro. Também é porque no meio do morro tem uma árvore que eu adoro *climb*. Perto do parque tem uma floresta, mas eu não vou lá com muita frequência porque eu só posso ir com os meus pais, e eles nunca querem ir. Na verdade, quase nunca, senão eu não iria gostar tanto da floresta. Ela é especificamente boa para caminhar e escutar pássaros e, antes de eu esquecer, tem muitos *berries* para comer… Falando sobre comida, no caminho para a floresta, tem um restaurante com comida típica alemã: Bretzel, Schnitzel e outras coisas. O lugar se chama Biergarten.

A minha família e eu vamos muito para o Biergarten no verão. Do lado do restaurante tem um parquinho. Tem brinquedos super legais, mas a minha mãe acha que é muito perigoso. Ai, mãe! De qualquer forma, só tem um problema: o parquinho está no meio de uma plantação de Brennnessel, então eu só brinco lá quando eu estou com calça longa. Falando sobre o verão o tempo inteiro me fez lembrar de coisas super legais que eu também faço no inverno. Por exemplo, eu adoro ir patinar no gelo nas pistas artificiais. Mas algumas vezes eu vou para um lugar com neve que não é artificial para ir *sledding*. Tem tantas coisas para fazer! A diferença de Wiesbaden e Estocolmo (o lugar onde eu morei antes da Alemanha) é, em primeiro lugar, o clima no inverno. Brrrrrrrrrrr… Isso é mais ou menos tudo o que eu gosto, não gosto, e o que eu faço.




Conhecendo Santos

Em Santos tem muitos pontos turísticos, como a praia. Lá, quase sempre é cheio. Os quiosques ficam no calçadão e tem uma ciclovia enorme. Na praia as pessoas praticam diversos esportes como futebol, frescobol, entre outros.

A Santa Casa foi o primeiro hospital do país. Ela foi fundada antes de Santos ser uma vila. Apesar de ser um lugar que eu não frequento, eu acho muito bonita e ela deu origem ao nome da cidade (Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos).

No Monte Serrat tem uma capela lá em cima de onde você tem uma vista de toda a cidade. Para subir lá você pode ir pelas escadas ou pelo bonde. Eu gosto muito de lá. É lindo lá em cima!




Eu me chamo Enzo, tenho 10 anos de idade. Eu nasci em uma cidade do interior de São Paulo e moro faz poucos meses aqui. Mesmo sendo muito quente eu gosto daqui. Eu gosto de andar de bicicleta na ciclovia da praia.












Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!