É hora da festança!



Junho chegou trazendo a animação das Festas Juninas! É festança pra todo lado! Música, dança, comida e, principalmente, alegria que contagia o povo todo. E pelas palavras nossos pequenos vão mostrar para todo mundo uma das nossas mais queridas tradições.




No sítio da minha família acendemos uma grande fogueira. Minha tia prepara bolo de milho, canjica, pipoca, bebidas e outras delícias. Os adultos sempre conversam, Minhas tias não têm filhos, então lá só tem eu e minha irmã de criança. Por isso, quase sempre, ficamos brincando com os cachorros. Na festa da escola dançamos country e brincamos. A minha brincadeira preferida é a pescaria.

Mariana - 5º B

Uma das Festas Juninas acontece no dia 24 de junho e é realizada para comemorar o dia de São João.

As comidas típicas são as mais famosas do Nordeste e todas as festas juninas têm muita animação, música e agito.


Giovanna - 5º A


A Festa Junina é a comemoração de três santos. Quando é comemorada todos se vestem de caipira e voltam para a vida no sítio. Sempre tem feiras, onde têm várias barracas que vendem coisas típicas de comer e de brincadeiras.

Na Festa Junina eu vou até o sítio do meu vô. Lá a gente faz uma fogueira, brincamos e dançamos a noite toda!


Enzo - 5º B



As Festas Juninas são uma mistura das tradições, comidas típicas, danças e muito mais. Nela temos a quadrilha e histórias relacionadas a esse período. Essa festa é comemorada em junho e começou antes de Cristo.

Letícia - 5º A



Nas Festas Juninas as pessoas vão de roupa xadrez e comem comidas típicas da região, dançam quadrilha (é engraçada essa dança) e também tem brincadeiras que têm prendas, como aquela que tem que pegar o peixe e no peixe tem um número e o estalinho.

Giullia - 5º B


Será que os brasileirinhos que estão longe do país comemoram também as Festas Juninas? Ou será que existem outras festas parecidas? Vamos trocar experiências!




Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!