Ócio é ofício

"Scholé, palavra grega que designa “lugar do ócio”. Palavra que deu origem àquela que, ao se traduzir, transformou-se em Escola. De acordo com os gregos o ócio é o tempo necessário para o desenvolvimento da reflexão e da capacidade de pensar. Para que o pensamento evolua por meio de elaborações mentais mister se faz o tempo livre que se transfigura em tempo produtivo."

(Fonte: http://fabriciobrand.blogspot.com.br/2009/12/escola-lugar-do-ocio.html)




Aqui com a turma do O Periscópio, ócio é ofício! É a hora de deixar a mente livre para novos pensamentos, para novas reflexões. E não é que a criançada se empenhou nisso? As férias foram o tempo ideal para pensar e eles pensaram e escreveram. Vamos ver o que a Laís descobriu nessas férias?





Minhas Férias

Todo ano as crianças têm férias que é um período para descansar, viajar e se divertir e é sempre bom estar registrando momentos como esses. Minha professora propôs um desafio para a classe. Ela disse que tínhamos que registrar nossas férias em fotos e tópicos, porque quando voltássemos de férias íamos construir um texto com os tópicos que anotamos. Eu logo me empolguei e fui pensando o que eu iria fazer, mas no final meus pais não tinham dinheiro para viajar e eles me disseram que iriam me levar em lugares simples, mas com muitas curiosidades.

O primeiro lugar que a gente foi, foi Bertioga. Lá a gente foi ao Festival da Tainha, um peixe bem gostoso. Depois que terminamos de comer, fomos explorara a cidade. O que vimos de interessante foi um forte, que foi o primeiro forte do Brasil. Hora de voltar para casa! Alguns dias depois, fomos para Itanhaém. Lá a gente foi em um museu que já foi uma cadeia e tinha uma cela para mulher e outra para homem. Dentro das celas vimos a vestimenta que as crianças usavam na cerimônia do beija mão, tradicional antigamente.

Voltando para casa...

O resto das férias eu me dediquei para ler um livro da série Judy Moody, que também era para um trabalho da escola. Alguns dias depois, fui ao cinema com a minha irmã . Nós vimos o filme Perdidos em Paris. Eu não gostei muito do filme, mas também estávamos assistindo em um cinema mais antigo, por isso os filmes não ficavam tão interessantes. Depois, fomos embora e passamos o resto das férias descansando. Vou sentir falta de toda essa diversão! Até as próximas férias!






Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!