Descobrindo o Brasil

06.12.2017

 

 

         Nada melhor que descobrir o Brasil, suas lendas, seu povo por meio da leitura! O livro resenhado hoje veio do interior do Ceará nos contar um pouco sobre lendas e histórias do nosso país. Muito bom para os brasileiros descobrirem mais sobre o seu país, estando perto ou longe daqui!

 

A resenha que veio das águas

 

         Um livro envolvente e emocionante que conta a lenda do açaí. Na aldeia dos Tupinambás estava faltando alimento para todos e, então, o cacique Itahi decidiu que todas as crianças que nascessem ali seriam imoladas. Sua filha Iaçã estava grávida e deu a luz a uma linda menina, apesar de Iasã  ter ficado muito triste,  que foi imolada. Você acha que Iasã vai encontrar sua filha? Como surgiu o açaí?

         Agora vamos falar sobre a minha opinião. Adorei o livro, apesar de eu preferir livros maiores e esse ser bem curto e breve e ter letras grandes e ilustrações. Achei muito interessante e envolvente a maneira como o livro  foi escrito e as ilustrações também são maravilhosas! É um livro para todas as idades. Indico esse livro a todos e, com certeza, eu leria mais vezes.

 

Um outro lugar

 

          Olá meu leitor, farei a resenha de um livro chamado A cidade que veio das águas da escritora Fátima Teles.

          O livro conta sobre incríveis histórias do povo tupinambá que é um povo incrível, conta sobre o a lenda do açaí que também foi muito interessante nunca teria imaginado isso, além disso, algumas situações difíceis que tiveram que passa por exemplo a escassez de alimentos.

           A primeira coisa que eu vou falar é que o livro é muito bom mesmo, mas agora vamos falar o que eu achei de bom no livro: A forma de diálogo foi muito boa, gostei também do glossário nas últimas páginas que deixa mais fácil de entender algumas palavras, as ilustrações também são muito boas, a forma que a escritora explica a história também é ótima. 

          Agora o que eu achei de ruim foi que o diálogo poderia ser mais informal para também a compreensão de crianças menores.

          Como resumo de tudo isso, acho que a idade indicada seria de 7 anos para cima, mas todos podem ler. Acho que os mais curiosos iriam se identificar melhor com o livro. Resumindo o livro é muito bom e recomendo.Obrigado por ler até aqui até a próxima.

 

Ficha Técnica:

Autora: Fátima Teles

Ilustrador: Paulo Emman

Editora: Premis

Número de páginas: 22

 

         Vamos conhecer nossos resenhistas e a autora?

 

 

        Maria de Fátima Araújo Teles é professora formadora da área de humanas da secretaria municipal de educação de Brejo Santo-CE. É Assistente Social, Historiadora e pedagoga. Especialista em Direitos humanos e psicopedagagia institucional. Membro da Academia de Letras do Brasil Secção Ceará. Escritora e poeta

 

 

        Eu sou a Luísa, tenho dez anos e vou fazer onze no dia cinco de dezembro. Gosto de fazer muitas coisas como ler, jogar The Sims 4, brincar com a minha cachorra e, principalmente, viajar. Eu amo viajar e,para provar isso, todo o ano eu faço no mínimo 3 viagens, duas para visitar minha família e uma para aproveitar, que normalmente é internacional. O meu maior sonho para o futuro é morar nos Estados Unidos e ser arquiteta ou atriz.

 

 

          Oi, eu sou o Murilo R., tenho 10 anos e as coisas que mais gosto de fazer são: brincar com meus amigos e jogar vídeo game. Eu gosto de ler diversos gêneros, mas eu prefiro suspense.

          A infância, se não for a melhor, é uma das melhores fases da vida e uma das coisas que gosto de fazer na infância é ir na casa dos meus amigos e jogar bola, jogar vídeo game e viajar com meus avós e familiares. Agora, o que todos me perguntam é quais são os meus planos para o futuro. Em casa, eu quero ter a profissão de cozinheiro e no trabalho fora de casa eu ainda não decidi. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload