top of page

Pelos olhos deles

Agora o ano de 2018 começa para a nova turma de O Periscópio! É hora de conhecer o mundo pelo olhar da criançada que fala português. Hoje conheceremos um pouco da Eslovênia pelo olhar de Nina e Santos, por Pedro L. e Leonardo, do 5º ano B. Além disso, temos também belíssimas imagens da cidade de Santos tiradas por Cecília, Eduardo M. e Gabriela M., todos do 5º ano A. Falando ou escrevendo a garotada vai se comunicando e mostrando o mundo visto por eles. Vamos começar nossa viagem?



Ficaram curiosos para conhecer um pouco mais desse incrível lugar? Olha só o que descobrimos:



A Eslovênia é um pequeno país com cerca de 2 milhões de habitantes que fica situada na Europa Central. Na Eslovênia falamos esloveno, o idioma oficial. O símbolo da Eslovênia é um dragão que segundo a lenda protegia a cidade há muito tempo atrás.




E agora vamos conhecer Santos. Pedro L. e Leonardo vão contar um pouco do que gostam na nossa cidade para que outras crianças possam conhecê-la também:

Santos, minha linda cidade.

Nós somos o Pedro e o Leonardo . Você sabia que Santos tem o maior porto da América Latina,e que temos 7 km de praia?

Santos é a melhor cidade do litoral de São Paulo para se morar aqui temos o centro comercial que se chama Gonzaga tem várias lojas. Ao todo temos cinco shoppings, com restaurantes famosos, lojas, espaço Kids. Nós gostamos de ir ao shopping porque tem várias coisas legais para se fazer como comer Mc Donald's, ir aos brinquedos e comprar coisas.

Agora falaremos sobre a praia, lá tem o maior jardim da orla da América Latina, o emissário que tem a grande escultura de Tomie Ohtake que parece um dragão. Nós gostamos de surfar no mar,de tomar sorvete, comer pastel e milho e praticar esportes.

No centro temos patrimônios históricos como a Bolsa do Café, o bondinho e museus. Santos foi uma das primeiras cidades do Brasil.

O clima é bem maluco, no verão faz muito calor e no inverno um pouco de calor. Tem os canais que dividem a cidade e suas águas vem do mar. E Santos tem uma parte em ilha e uma parte continental. A maioria mora na parte de ilha. Só que temos que cuidar da nossa bela cidade de Santos.


É hora de conhecer os autores do texto, Pedro L e Leonardo:


Meu nome é Pedro L ,tenho 9 anos. Meu gênero de leitura favorito é suspense , gosto de andar de bicicleta,minha infância é muito boa com meus pais sempre ao meu lado e agradeço muito por ter eles aqui. Meus planos para o meu futuro é viajar para a Europa.


Olá, meu nome é Leonardo N. Eu tenho 10 anos eu moro Santos (SP) meu gênero favorito de leitura é drama. Eu gosto de ir a praia e viajar. Minha infância é muito boa e quando eu crescer eu quero ser médico e morar na Califórnia.


Gabriela M. - 5º A




Cecília - 5º A
Eduardo M. - 5º A









































































bottom of page