Quando as palavras atravessam oceanos

 

 

 

         A leitura é uma conquista incrível! Quando você aprende a ler, de repente, tudo ganha som. Um olhar e pronto: aqueles símbolos se tornam a voz.  O  multilinguismo é um grande desafio e o vejo como uma necessidade no mundo atual. A conservação da língua de herança é um desafio maior ainda  quando pensamos em países distantes, com comunidades pequenas de imigrantes e sem o mínimo contato com a língua e a cultura do seu país de origem.

        Nossas autoras parceiras estão pelo mundo, nos diversos países que compartilham experiências e leituras, tornando a Língua Portuguesa uma experiência viva, muitas delas fazendo um trabalho lindo e essencial para que nossos pequenos não percam a possibilidade de conhecer nossa língua e nossa cultura. Esse trabalho não é nada fácil.

        Danielli Cavalcanti, autora parceira radicada na Dinamarca, mãe de Anna Luísa, que proporcionou  uma experiência incrível no O Periscópio, a avaliação de um original. Hoje o Sapo Sapeka é livro resenhado por nossas crianças.  Anna Luisa está em fase de alfabetização na Dinamarca e Danielli queria proporcionar para ela a possibilidade de um contato maior com a língua escrita e pediu para amigas e amigos brasileiros que enviassem cartas para que ela pudesse ler em português. É claro que O Periscópio ia dar sua colaboração.  As turmas do 1º ano do Colégio Presidente Kennedy prepararam uma grande surpresa para Anna Luisa: jogos e brincadeiras em português,ilustrados e escritos pelas crianças. Tudo, tudinho mesmo, feito pelos pequenos, que ficaram empolgados em ajudar uma amigada que estava a um oceano de distância.

 

 

 

 

        

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Como será que Anna Luísa recebeu esse presente da turminha daqui? É só conferir no vídeo como não importa o quão longe você esteta, ajudar é sempre possível! E, com certeza, todos saem ganhando muito conhecimento e alegria em aprender.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload