Escola é vida!


Liceu  Acadêmico - Viena Áustria

Colégio Estadual Rui Barbosa - Nova Laranjeiras - Paraná - Brasil

Nada é mais importante que proporcionarmos uma educação de qualidade para as crianças e jovens. E, pelo mundo afora, vemos o quanto a molecada gosta da escola e encontra nela um espaço afetivo para sua formação. Hoje teremos textos de crianças de várias idades e realidades diversas. O mais lindo de tudo isso é saber que a escola faz parte da vida deles. Vamos começar pela Áustria, conhecendo uma escola que tem quase a idade do Brasil:


Akademisches Gymnasium

O Liceu Académico é a escola onde temos as aulas de português Esta é uma escola avançada que começa a partir do 5º ano e vai até 12º ano escolar.

O Liceu Académico foi fundado em 1553. É portanto o liceu mais antigo de Viena e o segundo mais antigo da Áustria. Localiza-se no Primeiro Distrito (bairro central) de Viena e perto da estação “Stadtpark“ (do parque estadual da cidade) que é visitado por muitos turistas diariamente.

A escola tem ênfase em disciplinas humanas, comparado com outros liceus de Viena tradicionais é mais liberal.

As Línguas obrigatórias são: Alemão, Inglês, Latim, Francês e uma lingua optional (chinês, russo,italiano, espanhol ou grego antigo). Lá também ocorrem aulas de Língua de Herança, como as nossas de Português. Há também aulas de Dari (língua persa) e ucraniano.

Outras disciplinas interessantes que vão além das obrigatórias: Ética, Teatro de Improvisação/Teatro em Francês, Fotografia e Vídeo, Formação Política (Votar aos 16 anos), Cursos de Retórica

O belo prédio foi planejado por Friedrich Schmidt, que mais tarde planejou o prédio da Prefeitura de Viena. Por ser todo em estilo neo-gótico, a escola também é conhecida e carinhosamente chamada de “Escola do Harry Potter”.

Devido a sua longa história e tradição, a escola já teve alunos importantes como:

[if !supportLists]– [endif]Stanislaus Kostka (1550- 1568). santo da igreja católica de origem polonesa

[if !supportLists]– [endif]Franz Schubert (1797 - 1828), compositor

[if !supportLists]– [endif]Ignaz Franz Castelli (1781- 1862), escritor

[if !supportLists]– [endif]Cajetan Felder (1814 – 1894), prefeito de Viena

[if !supportLists]– [endif]Otto Wagner (1841 – 1918), arquiteto

[if !supportLists]– [endif]Michael Hainisch (1858 -1940), presidente da Áustria

[if !supportLists]– [endif]Lise Meitner (1878 – 1968), física, descobridora da fissão nuclear

[if !supportLists]– [endif]e muitos outros nomes nas diversas áreas de conhecimento.