Pai, mãe e livros!


A Maratona de Resenhas 2019 começou! A criançada está se empenhando muito e lendo demais para resenhar os livros dos autores e editoras parceiros. É lindo ver como o amor pelos livros está brotando no coração dessas crianças! O livro de hoje é um presente da Editora Projeto e ganhou uma resenha linda e delicada da nossa querida aluna Rebeca. Vamos ver se dá a gente consegue entender pai e mãe?



Uma rotina agitada


Olá! Estou aqui para contar como foi a minha experiência ao ler o livro "Para entender PAI & MÃE", na verdade o título do livro já diz: para entender a rotina de pais de primeira viagem, segunda, terceira ou quarta, porque na verdade cada filho é uma nova história e uma nova experiência.

Bom, o livro conta sobre pais que mostram sua rotina em uma história, com momentos engraçados, normais, ou muito estranhos. O livro também mostra como o PAI e a MÃE reagem a cada situação.

Achei o livro muito divertido e interessante, pois a história contou momentos em uma rotina que até eu ou você poderíamos ter passado quando bebês com nossos pais/responsáveis, e não sabíamos! E agora falando sobre as ilustrações, achei muito bonitas, e também gostei das cores utilizadas: marrom e laranja (achei que elas combinaram muito com o livro), e achei as ilustrações legais, porque cada uma definiu muito bem a situação descrita no livro. Queria falar sobre o material utilizado: as capas são de papelão, e a folha eu não sei a definição correta, mas é diferente pois é um pouquinho grossa.

Parabéns Carlos Urbim e Claudia Tajes pelo enredo incrível, e também para o ilustrador Fabio Zimbres pelas lindas ilustrações.

Rebeca - 5º ano A

Que tal conhecer a resenhista e os autores?


Olá! Você por aqui? Já sei, quer me conhecer melhor?! Bom, eu sou Rebeca, minhas amigas(os) mais próximos me chamam de “Re” e você pode ficar à vontade! Eu tenho 10 anos, e minha cor preferida é azul, mas nem foi sempre assim. Na verdade quando era pequena gostava de todo o tipo de cor: amarelo, vermelho, ROSA... Eu amava rosa. Enfim, continuando, minha preferência literária são livros baseados em histórias verdadeiras e também ficção (um totalmente diferente do outro, haha), inclusive amo Harry Potter, um dos meus livros prediletos. Vamos mudar de assunto? Que tal comidas! Aliás, macarrão, estrogonofe e hambúrgueres são maravilhosos! Recomendo para todos. Agora falando de sobremesas, huuum me dá até água na boca! Ah, uma característica minha, sou muito chocólatra, qualquer tipo de chocolate eu como, pode ser branco, preto, tudo possível. E uma das minhas sobremesas preferidas é o petit gateau. Já chegar de falar, é aqui que acabo minha autobiografia, até mais!


Carlos Urbim (1948-2015)

Cidade em que nasceu: Sant´Ana do Livramento, RS Data de nascimento: 04/02/1948 Livros que escreveu para a Projeto: Diário de um guri, 1992; Lata de tesouros, 1993; Saco de brinquedos, 1997; Balaio de ideias (vários autores), 2007; Dever de casa, 2011 Primeiro livro publicado/ano: Um guri daltônico, editora Tchê!, 1984

Como você trabalha/qual sua rotina? Num primeiro momento, a ideia se insinua. Fica passando por dentro da cabeça como um cometa. Daqui a pouco vai crescendo, torna-se um conjunto de informações ainda soltas. Depois chega a hora inevitável de anotar, salvar o arquivo para que nada se perca. Durante esse processo, tudo o que acontece passa a fornecer sugestões, possibilidades, caminhos. Quase sempre os impulsos são urgentes, essenciais, sem hora para início ou fim. Quando parece que o livro está pronto, há que recomeçar. Para polir, corrigir, revisar, refazer, escolher de novo, achar que agora sim é isso mesmo. Na tentativa, sempre, de chegar ao melhor.


Claudia Tajes

Cidade em que nasceu: Porto Alegre, RS Cidade onde mora: Porto Alegre, RS Livros que escreveu para a Projeto: Para entender PAI & MÃE, 2013 (em parceria com Carlos Urbim)

Como você trabalha/qual sua rotina? Escrevo o dia inteiro porque estou sempre devendo textos atrasados e precisando colocar em dia projetos futuros.

Trabalha em outra área além dos livros? Roteirista na TV Globo do Rio de Janeiro.