top of page

Quem conta, encanta!


Um bom conto, daqueles que a gente viaja na imaginação, é sempre bom de ouvir. Agora, imagine só um livro que trouxe para nossas crianças contos com animais de todos os tipos! É pra encantar os olhos e o coração. Nossa resenhista, Manuella, ou Manuca para os amigos, leu, amou e resenhou o esse livro encantado.





Animais encantados

Oi pessoal do periscópio!!! Hoje eu vou falar um pouco sobre o meu livro da maratona de resenhas. Ele é repleto de contos de outros países, exemplos: Os músicos de Bremen (Alemanha), A pombinha (Itália), A gata branca (Portugal), O pescador e a tartaruga (Grécia), O corpo sem alma (Chile), e A raposinha (Brasil). Como eu já disse, têm muitas histórias, então vou resumi-las.

Os músicos de Bremen: fala sobre 4 animais que vivem altas aventuras para alcançarem seus sonhos de se tornarem músicos.

A pombinha: o conto fala sobre uma quase rainha que leva uma alfinetada mágica e vira uma pomba.

A gata branca: é sobre um príncipe que está numa competição entre seus irmãos, e se hospeda no reino da gata branca, que lhe ajuda a vencer os desafios.

O pescador e a tartaruga: fala que um pescador que pescou uma tartaruga, mas na verdade ela era a princesa dos mares, e lhe dá sorte.

O corpo sem alma: diz que um homem em más situações quis viajar o mundo para arranjar um melhor sustento, ele encontra 5 animais que dão membros de seu corpo para ele ganhar poderes.

A raposinha: conta que um príncipe está em busca de uma cura para a cegueira de seu pai, e uma raposa o ajuda em sua jornada.

Mas será que os animais vão conseguir realizar seus sonhos? Será que o príncipe vai vencer o desafio? Ou será que o rei irá continuar cego? Leia o livro e saberá.

Achei o livro muito emocionante (também que eu gosto muito de contos e isso ajuda), as histórias tinham uma riqueza de detalhes, e as ilustrações estavam perfeitas.





FICHA TÉCNICA:

Título: Gatos, águias, formigas e companhia: contos maravilhosos com animais.

Autora: Susana Ventura.

Ilustradora: Bernardita Uhart.

Número de páginas: 72 páginas.

Editora: Editora de Cultura.





Que tal conhecer um pouco mais sobre Manuella e nossa autora, Susana Ventura?



E aí, tudo bem? Meu nome é Manuella, mas me chamam de Manuca. Tenho muitos amigos, gosto de viajar, passar bons momentos com minha família, brincar, comer, jogar jogos, ficar no computador e em diversos eletrônicos. Não gosto de: música funk (mas respeito quem gosta), pessoas falsas e metidas, poluição, cidadãos que jogam lixo na rua e quando vou no cinema e tem gente que não para de fazer barulho. Eu quero me aprofundar em um específico tema... leitura!!! Eu amo ler, gosto de todos os tipos, só que tenho preferência por algumas formas de literatura como: tirinhas, contos de fadas, o livro dos GRIMM (que são as verdadeiras histórias que eles criaram)...Então foi isso, tchau!!!



Susana Ventura ama os contos de fadas. Em 2013, começou a pesquisar e recontar do jeito dela contos de várias partes do mundo. Susana escreve outras histórias também e é professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e pesquisadora em universidades no Brasil, na França e em Portugal. Tem livros reconhecidos com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e adotados por escolas em todo o Brasil.
































































bottom of page