Velhas histórias, novos finais



Contorno de uma casa feito de recortes de papel fantasia azul e a silhueta de um duende na porta da casa
Maria Larissa - 4º ano

Quem são essas professoras que , contra todos os obstáculos, insistem em sonhar? São muitas e em todo canto do mundo podemos encontrá-las batalhando por seus alunos, lutando por uma educação de qualidade que garanta uma vida digna a todos. Seguem assim, levando esperança, acreditando no potencial de cada criança que está sob seus cuidados e descobrindo com eles as novas possibilidades de transformação.

James R. Sherman em seu livro Rejection, de1982, escreveu que "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." e de um fim novos começos que, com certeza farão que os alunos da UME Gota de Leite em Santos, orientados pela professora Lurdinha Martins, não de esquecerem dessa história e de como escrever é um ato de criatividade, trabalho, revisão e atenção. Transformados em produtores de texto, passando pelas várias etapas criativas até chegarem ao resultado final que foi muito, muito divertido. Ilustrados pelos alunos, podemos acompanhar o destino de Rumpelstiltskin.


Amanda e Lunna e um Rumpelstiltskin esfomeado e distraído (já que falamos em novos começos, uma lasanha pode mudar a vida de pessoas e duendes)



Diego e Erick com os mistérios e tragédias dos tempos modernos (prevejo aqui uma nova aventura...)


Ana Laura e Julia nos mostram que as coisas podem ser mais simples do que parecem (#ficadica)

Felipe nos mostra que a raiva pode ser muito destrutiva (talvez seja melhor verificar as paredes antes de chutá-las e ter cuidado para não se explodir)









Alexya, Giulia e Luiza e uma nuvem de fumaça que resolve de vez o problema (esses pezinhos suspensos na nuvem estão demais!)



Heloísa e João, Luiz e Enzo Feitosa não esqueceram dos dragões, sejam eles amigos ou inimigos, de fogo ou de gelo (dragões sempre podem ser úteis)



Kauê e Sabrina mostram que os dramas da vida podem ser resolvidos com uma boa viagem (vamos fugir, baby)


Rodrigo, Thierry e Enzo Nogueira colocaram o duende para trabalhar ( Rumpelstiltskin vai ver o que é bom para a tosse!)




Bernardo e Rosa e um caminho de flores (flores fazem milagres!)



Vamos conhecer a idealizadora desse projeto, a professora Lurdinha Martins:


Lurdinha Martins é pedagoga (USP) com pós-graduação no curso “Literatura para crianças e jovens” no Instituto Vera Cruz/SP. Foi coordenadora da Escola Verde que te quero verde, em São Vicente. Trabalhou na Escola da Vila e na rede Municipal de São Paulo. Participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na Comunidade Educativa-CEDAC em projetos de formação de professores envolvendo leitura, escrita, literatura e formação de leitores no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. Atualmente é professora na rede municipal de Santos atuando, no ano de 2022, no UME Gota de Leite no 4º ano.