paterrns peri png.png

Aprendendo a navegar

Maratona de Resenhas

A Maratona de Resenhas foi o primeiro trabalho realizado pelos Navegantes do Perisca  e, ao longo dos anos,foi aprimorado e contando com a participação direta da maioria dos autores. Vamos conhecer o passo a passo dessa atividade:

O que é uma resenha? 

Resenha ou recensão (Portugal)  é um trabalho de apresentação de uma obra literária, concentrando-se no seu conteúdo e no contexto em que a obra surge a público.

(Fonte:https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/recensao-ou-resenha#:~:text=Uma%20recens%C3%A3o%20(ou%20resenha%20no,a%20obra%20surge%20a%20p%C3%BAblico)

Como fazer uma resenha?

A primeira parte é uma Ficha Técnica do livro a ser resenhado, contendo: nome do autor, editora, número de páginas.Pode conter também o ano de publicação e em caso de uma obra traduzida, o nome do tradutor não pode faltar.

Inicia-se a parte escrita com uma breve sinopse do livro. Depois o resenhista faz a crítica da obra, apontando, através de argumentos, os pontos positivos e negativos da leitura.

1ª Maratona de Resenhas: 

A nossa primeira Maratona de Resenhas foi realizada em 2015. Os livros resenhados foram doados pelos alunos para serem enviados para as comunidades lusófonas e escolhidos por eles para serem resenhados. Apesar de ser uma atividade inserida no conteúdo da classe, não foram atribuídas notas para que todos fossem estimulados a participarem.

Maratonas seguintes:

As maratonas que se seguiram foram realizadas com livros doados pelos autores e editoras que foram contactados pela organização do projeto. Os livros foram enviados e escolhidos pelos alunos  que fizeram as resenhas. A construção das produções foi um processo longo de  escrita e reescrita, correção e aprimoramento. Alguns alunos apresentaram mais dificuldades na construção dos argumentos, o que é normal nessa faixa etária. Mesmo depois da publicação no blog era possível fazer ajustes e correções, tornando o processo dinâmico e atualizado. 

Conseguimos aproximar alguns autores e autoras  dos resenhistas. Algumas autoras vieram à escola para realizar oficinas literárias com as crianças, acompanhavam as postagens e interagiam com os participantes. O contato com autores é bem mais simples do que se imagina e foi realizado através das redes sociais ou das páginas pessoais dos mesmos. 

 

 

IMG_20191026_094434755.jpg

MinhaEscola

Em construção

IMG_20191026_094434755.jpg

Nome do projeto

Essa é a descrição do seu projeto. Faça um resumo para que os visitantes entendam o seu trabalho. Clique em editar texto ou clique 2 vezes na caixa de texto para começar.

IMG_20191026_094434755.jpg

Minha Cidade

A atividade Minha Cidade surgiu da necessidade em aproximar as comunidades lusófonas participantes, estimular a escrita e proporcionar um novo olhar sobre a cidade onde vivem. Da união delas surgiu a atividade Minha Cidade, que foi feita a partir de múltiplas linguagens:

Fotos legendadas:

Atividade planejada para proporcionar aos participantes o contato com a linguagem fotográfica e pequenos textos explicativos (legendas). Os alunos foram convidados tirarem fotografias dos seus lugares preferidos na cidade e criarem uma legenda simples para identificá-los. Para os alunos menores, a atividade pode ser realizada com desenhos autorais. 

Textos:

A criação de textos sobre a cidade foi pensada para ampliar o olhar dos participantes sobre a cidade na qual residem, pode ser feita de diversas maneiras: com um olhar mais pessoal e emocional, partindo de pesquisa sobre o município, fazendo pontes entre passado e presente. Os textos foram escritos e reescritos diversas vezes, levando os alunos a perceberem a importância da releitura e da revisão textual.

Vídeos:

Por ser uma linguagem muito conectada com as crianças e jovens de hoje e para facilitar a participação dos que ainda não estão alfabetizados em português, algumas comunidades optaram por realizar vídeos apresentando os pontos principais da cidade. Ampliando essa possibilidade, sugerimos:

Animações - os alunos mais velhos e que já dominem o uso de aplicativos e ferramenta informáticas, podem produzir animações sobre a cidade. A criação de memes, rels entre outros, também podem ser um estímulo à participação dos alunos mais velhos. 

IMG_20191026_094434755.jpg

Minha Palavra Favorita

Em construção

IMG_20191026_094434755.jpg

Nome do projeto

Essa é a descrição do seu projeto. Um resumo para que os visitantes entendam o seu trabalho. Clique em editar texto ou clique 2 vezes na caixa de texto para começar.

IMG_20191026_094434755.jpg