logo png .png

         A educação é um processo de vínculos e significados. Tornar o aprendizado estimulante e prazeroso é um desafio do século XXI, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas como instrumento pedagógico. O Periscópio é um projeto que tem como objetivo promover o compartilhamento de culturas, a manutenção e a valorização da Língua Portuguesa, com o foco na produção autoral de crianças e adolescentes.  As produções realizadas e compartilhadas objetiva o auxílio às comunidades de imigrantes falantes, a prática da escrita e sua função social e o estímulo à leitura em suas mais diversas apresentações e gêneros.

         Nossos objetivos são:

- Desenvolver a leitura e a escrita através do estudo e da prática de diversos gêneros literários (resenhas, poesia, cordel, narrativas) de acordo com a faixa etária e escolar das crianças envolvidas.

 

- Estimular a leitura em seus mais diversos formatos e gêneros, de forma a torná-la significativa para as crianças.

 

- Oportunizar diversas manifestações artísticas e culturais que possam ser compartilhadas através da rede mundial de computadores, via o blog do projeto e seus canais de divulgação.

 

- Promover o diálogo entre os falantes de Língua Portuguesa, principalmente os que estão fora de seu país de origem, a fim de preservar sua cultura e sua língua.

Através do diálogo e da colaboração de professores e escolas de diversas partes do mundo, O Periscópio oportuniza um trabalho rico, significativo e dinâmico, de acordo com a realidade de cada escola e cada classe, criando um universo de possibilidades e descoberta para professores e alunos. As participações são voluntárias e gratuitas, de acordo com os temas propostos pela organização do projeto.