top of page

Clássicos revisitados: Fábulas


Este livro de fábulas nasceu porque Monteiro Lobato queria contar histórias para seus filhos e não achou livros infantis para eles. Então ele recontou as fábulas de Esopo e La Fontaine como se fosse a Dona Benta contando. Com isso, a Turma do Sítio do Picapau Amarelo: Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho, perguntavam e davam suas opiniões em cada fábula.

Muitas fábulas são conhecidas, outras foram novas para mim, mas sua forma de escrever é diferente. Muitas palavras eu não entendi, dificultando a leitura. No início, não gostei. Depois acostumei e passei a gostar, porque Dona Benta faz todos entenderem a moral da fábula. Descobri que as pessoas falavam diferente: "muxoxo", "milhafres", "derrabada", "inútil galhaça"e "levaríamos a breca".

Vale a pena ler esse livro. Para os curiosos, os estudiosos, os inteligentes é um mundo de palavras diferentes e com muitas histórias para aprendermos a sermos pessoas melhores.


Ficha técnica:

Título: Fábulas

Autor: Monteiro Lobato

Editora: Globo

Meu nome é Mariana Lopo, tenho 10 anos, moro em Santos, Brasil, uma ela cidade que tem o maior jardim da praia do mundo. Temos também muitos museus históricos, um aquário maravilhoso, vale muito a pena visitar! Gosto muito de ler e escrever. Meu sonho é ser fotógrafa e publicar um livro em Paris. Não gosto de tirar notas baixas em Língua Portuguesa, pois mostra que tenho falta de atenção ou minha escrita está muito ruim. Espero que gostem do trabalho!

bottom of page