top of page

É hora da festança!


Maria Clara 5º A

Junho chegou trazendo a animação das Festas Juninas! É festança pra todo lado! Música, dança, comida e, principalmente, alegria que contagia o povo todo. E pelas palavras nossos pequenos vão mostrar para todo mundo uma das nossas mais queridas tradições.




Laís - 5º B

No sítio da minha família acendemos uma grande fogueira. Minha tia prepara bolo de milho, canjica, pipoca, bebidas e outras delícias. Os adultos sempre conversam, Minhas tias não têm filhos, então lá só tem eu e minha irmã de criança. Por isso, quase sempre, ficamos brincando com os cachorros. Na festa da escola dançamos country e brincamos. A minha brincadeira preferida é a pescaria.

Mariana - 5º B

Uma das Festas Juninas acontece no dia 24 de junho e é realizada para comemorar o dia de São João.

As comidas típicas são as mais famosas do Nordeste e todas as festas juninas têm muita animação, música e agito.


Giovanna - 5º A


A Festa Junina é a comemoração de três santos. Quando é comemorada todos se vestem de caipira e voltam para a vida no sítio. Sempre tem feiras, onde têm várias barracas que vendem coisas típicas de comer e de brincadeiras.

Na Festa Junina eu vou até o sítio do meu vô. Lá a gente faz uma fogueira, brincamos e dançamos a noite toda!


Enzo - 5º B



As Festas Juninas são uma mistura das tradições, comidas típicas, danças e muito mais. Nela temos a quadrilha e histórias relacionadas a esse período. Essa festa é comemorada em junho e começou antes de Cristo.

Letícia - 5º A



Nas Festas Juninas as pessoas vão de roupa xadrez e comem comidas típicas da região, dançam quadrilha (é engraçada essa dança) e também tem brincadeiras que têm prendas, como aquela que tem que pegar o peixe e no peixe tem um número e o estalinho.

Giullia - 5º B


Lucas Greco - 5º B

Giulia - 5º B

Enrico - 5º A

Será que os brasileirinhos que estão longe do país comemoram também as Festas Juninas? Ou será que existem outras festas parecidas? Vamos trocar experiências!




Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!



bottom of page