top of page

Ler, parar e pensar

Quando a criançada começa a refletir a partir das leituras que faz, temos certeza que estamos indo pelo caminho certo! A literatura indígena abre caminho para questionamentos e descobertas, principalmente quando o tema é algo tão atual. Conheçam, então, Uyrá.




Uyrá, o defensor do planeta

Muitos de vocês sabem que algumas nações indígenas foram erradicadas, não é mesmo? Precisamos manter a cultura deles. Agora vamos ver uma história da nação indígena sateré-mawé?

“Prestem bem atenção naquilo que eu vou falar. É de um pequeno curumim a história que eu vou contar.”. Uyrá, que na língua tupi quer dizer ave, é um menino de 8 anos. E se tem uma coisa que ele não admite é o desmatamento. Com um incidente ele conhece um repórter que o ajudará a entender as mudanças climáticas, uma delas a intensificação do aquecimento global. Venha nessa aventura e descubra o que pode ajudar o planeta!

O livro narra uma história que, se você parar para pensar, é o que acontece atualmente. Uma história boa para parar e refletir. Eu achei que o livro foi bem escrito e não tenho palavras para ele. Negativamente, eu achei as ilustrações muito infantis, para minha idade, no caso.



Ficha técnica:


Título: Uyrá, o defensor do planeta

Autor: Fernando Carraro

Editora: FTD

Número de páginas: 48









Olá a todos os navegantes desse projeto! Muitos textos e experiências bacanas já estão sendo compartilhados por aqui. A participação de cada um de vocês com comentários também é sempre muito bem-vinda e enriquece a proposta. Não se intimidem: escrevam! Vocês são convidados a participar exatamente para que possam aprimorar seus conhecimentos na língua portuguesa. Estamos trabalhando para orientá-los nas suas dúvidas e derrapadas aqui dentro do blog. Enquanto desenvolvemos essa tecnologia, trabalhamos esses desvios ortográficos em sala de aula, além de nos colocarmos à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail: claudiamarczak@gmail.com. Contamos com a compreensão de vocês e seguimos viagem!















































































































































































bottom of page