top of page

Quantos mundos cabem em um coração?

O mundo tem o tamanho do nosso coração: grande para caber nossos afetos e pequeno para aconchegar cada coisa que amamos. E é assim, com um coração do tamanho do mundo, que a pequena Yasmin nos encanta, resenhando, diretamente da Espanha, livros lidos pela sua mãe e ainda ajudando a todos com seu canal trilíngue (https://www.youtube.com/channel/UCBUrk7JjBe8IicSmeiIEuxA) Vamos descobrir a delicadeza do livro O Canto do Menino Viajante, de Fernanda de Oliveira.



Vamos conhecer um pouco mais a autora, Fernanda de Oliveira?

Olá meus queridos, eu sou a escritora Fernanda de Oliveira, mas podem me chamar de Fê Liz! E eu estou muito feliz com a oportunidade de mostrar um pouquinho do meu trabalho para vocês através da querida Cláudia Marczak!

Meu lema, meu intuito, minha missão de vida é o livro e a criança! Desde muito nova tenho na arte uma forma de exaltar meu espírito, minha alegria, e a partir dai vivo para compartilhar desse apresso com todas as crianças, escrevendo livros, produzindo teatros, cantando e contando histórias. Me formei em artes plásticas e sou escritora de livros infantis e tenho como parceiro profissional o maestro Giordano Pagotti, então todos nossos livros possuem CD com trilha sonora orquestral e narração dos personagens. Sou também booktuber (uma youtuber que fala sobre livros) e criei o Canal da Fê Liz, onde publico vídeos meus que incentivam à leitura e à bons livros. Tenho mais ou menos 10 livros publicados como "Leozinho e Detetive em: O Caso Misterioso", "O Canto do Menino Viajante", "Quando meu Melhor Amigo Virou um Zumbi", "Quando Conheci Pedrinho", "Caminho Aberto", a "A voz da pedra", dentre outros. E tenho também a coleção de livros/CDs "Zoic", do qual fizemos duas Turnês Internacionais de mesmo título, e game “Zoic Salvando Planetas”. Adoro meu trabalho de curadora no Encontro Literário do Cerrado, onde posso em um único evento viver livro durante 5 dias, além dos preparatórios que duram muito mais! Sou apaixonada também pela internet instrutiva e emocional, então quem quiser viver comigo um pouco disso tudo aqui estão meus links:

Canal: Canal da Fê Liz,

Instagram: @fernandinhaoliveira, @fe.feliz

Face: Canal da Fê Liz.

O livro o Canto do Menino Viajante foi uma inspiração que aconteceu ao me lembrar de uma reportagem com uma criança com deficiência que tinha adaptado uma bicicleta a uma cadeira de rodas para poder ir para a escola no meio do sertão. A perseverança da criança me tocou profundamente, e conclui: todo brasileiro tem um pouco desse garoto, de norte a sul, até eu e você temos, porque nem toda deficiência é aparente, e nós, com nossa luta, superamos cada uma delas, uns mais outros menos. Mas no balaio somos todos iguais. Sem diferenças só há semelhanças, embasados em acertos e certezas. Nesse intuito do conforto nasceu o canto do menino, que embala até hoje meu sono e meu desassossego perante a criança desamparada no Brasil. Este livro faz parte de um projeto chamado Muda do Afeto, que tem como idealizadores: eu, Giordano, e a Karol e Pedro, pessoas muito especiais para mim que ultrapassam essas dificuldades que mencionei todos os dias de forma singela e muito admirável. Durante as passagens pelo Brasil pelo livro o menino viajante transforma sua cadeira de rodas em vários animais de cada região, pela imaginação ele se locomove da forma mais lúdica e divertida possível, e por último cai nos braços de um homem, que pode ser a figura de qualquer um, até de nós mesmos. Espero que esta cantiga/livro tenha sensibilizado vários corações que identificaram o menino por ai ou que foram acolhidos logo ali. O livro foi ilustrado por Guilherme Batista, um amigo muito querido da cidade, que traduziu de forma imagética toda força que eu desejava passar.

















































































































































































































































































































bottom of page