top of page

Aventuras pelo Brasil


Muita coisa se aprende pela vida. Na escola aprendemos outras tantas. E, no quinto ano, descobrimos o Brasil pela História e pela Geografia. E também pela Literatura! Nada mais incrível que conhecer uma história real e aprender com ela. Vamos ver o que os nossos resenhistas acharam do livro Minha Aventura na Colonização do Oeste? E não podemos esquecer que a autora, Mazé Torquato Chotil esteve conosco, numa tarde de descobertas incríveis!


Minha aventura na colonização do Oeste


O livro Minha aventura na colonização do oeste é realmente incrível! Ele conta a história da mãe e do pai de Mazé Chotil (escritora do livro). Uma vida bem difícil no Brasil dos anos 40, quando o casal procura a vida no "sul" (atual Centro-Oeste e Sudeste) e quer ter suas próprias terras. Eles tiveram 4 filhos, entre eles Mazé.

Uma das coisas que eu achei mais interessantes no livro foi o tipo de narração. A mãe da Mazé está escrevendo uma carta para ela, contando suas aventuras.

O livro é sensacional, acho que eu não tenho nada o que criticar, o livro é 5 estrelas!


Giovanna - 5º A


Minha aventura na colonização do Oeste


É um livro que conta a história sofrida de Mazé Torquato Chotil, a visão nos anos 50, 60 até os dias atuais. Mazé virou uma pesquisadora e mora em Paris. Mas, no meio de tanta coisa boa tem algumas ruins. A falta de ilustrações é notável e o livro é muito detalhado. Em geral é um bom livro e é uma bela história de vida e inspiradora para não desistir.


Júlio - 5º A


Vamos conhecer a autora e nossos resenhistas?


Nasci no Sul do Mato Grosso, em 1958, lugar que em 1979 foi transformado no Mato Grossso do Sul. Portanto, hoje, digo que sou Sul-mato-grossense. Nasci dentro da floresta que os colonizadores, como meu pai, derrubaram pouco a pouco as árvores – não todas – para formar seus sítios. Meus primerios anos foram vividos neste lugar em contato com a natureza.

Antes da idade de ir para a escola, fui morar no vilarejo que os colonizadores desejavam transformá-lo numa grande cidade. Foi lá que, brincando/trabalhando como vendedora, tive contato com muita gente e com minhas primeiras leituras. Aprendi a ler e, desde então, não deixava de ler tudo que via pela frente. Muitos jornais com os quais embrulhava os produtos. Mas um dia meu irmão mais velho teve a idéia de criar uma associação-biblioteca de gibis. E eu, com a intenção de ler todos eles, ajudava-o a registrar os empréstimos aos membros da biblioteca. Depois, abriu uma banca de revista. Aí, gibis, livros, jornais... que prazer! O mundo inteiro se abriu a mim. Em seguida vieram as bibliotecas...

Mazé Torquato Chotil


Olá, vou contar um pouco sobre a minha vida. Quando estou em casa gosto de gravar vídeos para o meu canal, jogar videogame, ver televisão e jogar bola na varanda. Em outros lugares gosto de ir ao cinema, jogar futevôlei, passear etc. Gosto de ler livros de youtubers e uma série de livros chamados Diário de um Zumbi, do Minecraft. Uma das melhores coisas da minha infância foi ganhar uma bicicleta e aprender a andar sem rodinhas. Meu maior sonho é virar um jogador de futebol e jogar no Palmeiras, Barcelona ou Real Madrid e depois no Atlético de Madrid. Isso foi um pouco da minha vida e obrigada por ler até aqui - Júlio


Olá! Meu nome é Giovanna e eu tenho 10 anos. Minha vida se tivesse um nome seria "livros"! Sou uma leitora nata!

Meus sonhos são muitos, mas vou dar uma resumida pra vocês. Sonho em me tornar uma atriz de Hollywood e ter uma carreira bem sucedida no futuro. Mas também quero conhecer a locação de Harry Potter na escócia.

Eu amo minha família e os momentos bons que passo com eles.


































































bottom of page