top of page

Pelo mundo afora

Nossa viagem pelo mundo continua e tem muita gente trabalhando para ensinar o Português como Língua de Herança pelo mundo. Chegou a hora de conhecer o Japão e também uma cidade muito especial do interior o Paraná. Muitos olhares para mostrar para todos um pouco do mundo que eles conhecem. Vamos primeiro conhecer os parceiros do Projeto Construir Artel.

O Projeto Construir ARTEL é uma iniciativa de ensino do Português como Língua de Herança( PLH), na cidade de Sakai, estado de Osaka. As crianças e jovens que participam do projeto tem de 6 a 22 anos e vêm de muitas cidades de Osaka. Algumas ainda não escrevem, leem ou falam português e vieram com seus pais para o Japão quando muito pequenas ou nasceram aqui. Muitas nunca foram para o Brasil, mas carregam no coração suas raizes brasileiras. Cada uma tentou mostrar o um pouquinho do Estado de Osaka e das cidades onde vivem. Teve até um pai que se animou a escrever um pouco sobre a cidade de Sakai. Vamos ver o que ele nos conta:

Meu nome é Paulo, tenho 48 anos e agora vivo na cidade de Sakai. Aqui na cidade de Sakai não vivem muitos brasileiros. É uma cidade tranquila. Tem tudo o que uma cidade grande tem: restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e grandes magazines. Tem também heranças portuguesas, do século XVI, como palavras que foram agregadas ao vocabulário japonês, como por exemplo: vidro, grande, Castela, capa, copo, pão , botão e muitas outras, só que com uma pronúncia um pouco diferente. Os portugueses também trouxeram objetos como armas de fogos e doces como o bolo de Castela e confeitos. Sakai tem também um dos maiores túmulos da era Kofun, século V, são túmulos de imperadores e que têm formato de fechadura. Sakai é uma cidade portuária e tem uma grande área aterrada. Convido a todos fazerem uma viagem através das fotos e desenhos das nossas crianças.

Kaori, a filha de Paulo fez um desenho da cidade, juntamente com a amiga Nami.


Do Japão diretamente para o Paraná. Jovens de uma turma bastante empenhada da cidade de Nova Laranjeiras e escreveram para mostrar a cidade para nós. A distância no mundo das palavras é num piscar de olhos!











O LAGO

Olá, me chamo Luis Phelipe, sou jovem tenho 15 anos e gosto de fazer várias coisas como sair, gosto também de conhecer novas pessoas, novos lugares, cidades, ter adrenalina etc. E como ia dizendo moro em Nova Laranjeiras que fica no Estado do Paraná, Sul do Brasil.

Minha cidade é pequena, mas é meio movimentada porque a BR-277 passa pelo meio dela, assim sempre tem alguns turistas que chegam para conhecer novos lugares.

Como na foto tem o lago vamos falar um pouco sobre ele. Este lago foi construído na gestão de um dos ex-prefeito que se chama Nelci da Rosa, não sabemos a data exata da obra, mas é um ótimo lugar para se divertir, pescar, andar de bicicleta, brincar, praticar exercícios físicos na academia popular, passar a tarde e conhecer novas pessoas.

Se você estiver passando pela BR-277 sentido Curitiba (Porto de Santos) ou ao contrário, sentido Foz de Iguaçu. Estão convidados a conhecer o lago, pois o mesmo está localizado ao lado da BR próximo ao trevo.


E não poderia faltar a cidade de Santos, é claro! Nossos pequenos querem que todos conheçam um pouco mais dessa incrível cidade.



















Santos uma cidade maravilhosa.

Oi, nós somos o Heitor e o Guilherme. Santos é uma cidade muito famosa pelas coisas que tem. Tem o porto, o Emissário, os bondes, museus, como por exemplo o museu de pesca , museu Pelé e muito mais.

Em nosso porto de Santos, temos navios com heliporto e tem um jardim na praia que é o maior do mundo. É isso mesmo o maior do mundo. E o Aquário, nem se fala , tem mais de 200 espécies entre peixes e mamíferos!

Temos o Orquidário onde tem vários animais tem até animais soltos como: cutias e pavões. Tem um VLT que é um trem moderno movido aos cabos de energia, ele é bem frio e rápido.

Também tem vários canais que foram criados quando nossa cidade foi inundada sete vezes, tem 7 canais para fora e mais 5 subterrâneos. Tem uma estátua de 100 anos da imigração japonesa no Brasil que fica perto da divisa Santos e São Vicente.

Santos também tem esporte. A equipe do Santos, o estádio do time que é a Vila Belmiro. Nesse time jogaram vários jogadores: Pelé, Neymar, Marta, Gabriel B. etc.


Nossos pequenos autores são:


Oi, meu nome é Guilherme F., tenho 10 anos. Meu gênero de leitura favorito é ação. Gosto de correr, ler ejogar. Minha infância é ótima,porque eu brinco bastante. Eu espero entra na faculdade me formar e ter um emprego bom.


Oi, meu nome é Heitor. Minha idade é de 10 anos e o meu gênero de leitura preferido é ação. Eu gosto de fazer desenhos. A minha infância é muito legal, pois me divirto muito . Meu plano para o futuro é jogar futebol.


















































































































bottom of page