top of page

Pra dar água na boca!

Nada melhor do que, ao conhecer novos lugares, conhecer um pouco das delícias do lugar. E hoje iremos conhecer algumas iguarias do Japão, um pouco da vida rural do Paraná e mais lugares de Santos. É tanta coisa boa de conhecer! Primeiro vamos dar a volta no mundo e ver o que a criançada nos fala do Japão.


Um pouco de Japão para o mundo


Meu nome é Akira. Eu tenho 14 anos. Eu moro no estado de Osaka onde vivem 2.481 brasileiros. Osaka é pequena, mas é uma metrópole. Tem muitas comidas gostosas: Takoyaki e Konomiyaki.


Takoyaki: bolinho com recheio de polvo.

Konomiyaki: tipo uma massa misturada com repolho, carne de porco e bacon, coberta com um molho adocicado e maionese.

Meu nome é Cris tenho 9 anos. Queria muito mostrar como é um açougue no Japão.

Eu moro na cidade Saka e lá tem Takayaki , Yakisoba e, no inverno, no bairro Abiko tem festival para tirar os maus fluídos. À noite tem muitas barracas de comidas e de jogos.

No Japão tem salas estilo japonês e quimono. Nessa hora, nada como um bom chá verde acompanhado de doces tradicionais. Meu nome é Angelina, tenho 9 anos.

Do Japão, diretamente para o Paraná, conhecer como o leite que tomamos todas as manhãs é produzido.


A agricultura


Meu nome é Brayan, tenho 10 anos, moro no município de Nova Laranjeiras no estado do Paraná, meu país é o Brasil.

Eu gostaria de apresentar um pouco sobre onde eu moro. Nós tiramos leite, primeiro a gente ordenha as vacas, depois que ordenhamos as vacas nós vamos guardar o leite no resfriador. Então o leiteiro vem pegar o leite e levar para o laticínio, é lá que eles industrializam o leite e colocam na caixinha, por isso que vocês da cidade compram o leite em caixinha ou o leite em pó.

Para que as vacas produzam bastante leite é preciso plantar pasto que pode ser aveia, mileto, milho ou outro tipo de pasto que preferir. Além de plantar o pasto é preciso fazer piquetes, os piquetes são algumas divisões num pedaço grande de pasto, aí cada dia você solta as vacas num piquete para elas se alimentarem.

Vista aérea de Nova Laranjeiras

Para encerrarmos nosso passeio pelo mundo, um pouco mais de Santos e seus incríveis lugares.


Olá aqui é a Giovana e a Camila e hoje vamos falar de alguns lugares maravilhosos de Santos. Um deles é a pinacoteca. A pinacoteca é uma galeria de obras de arte do grande pintor Benedito Calixto. Dentro dela tem um jardim cheio de esculturas, um bistrô muito aconchegante com comidas muito gostosas. Lá também é um lugar excelente para tirar fotos e tem várias árvores frutíferas.

O outro lugar é o Sesc. Ele é um lugar bonito, grande, com jardins e cheio de pessoas. Ele foi criado para atender os funcionários do comércio como é até hoje, mas hoje é aberto ao público. Lá tem playgrounds, piscinas, quadras esportivas, lanchonete, atividades culturais e esportivas como teatro, shows musicais, contação de histórias, palestras, etc.

No centro de Santos tem a Bolsa do Café. Eu gosto de lá tem muitos cafés com marshmellow, muitos lanches gostosos, tem a história do café com monitoras,e também tem sorvete de café.

Nos domingos fecham uma parte da rua da praia para as crianças brincarem e lá é cheio de cachorros de várias raças.

O outro lugar é o Savannah que é um restaurante muito bom para comer. Lá, na quinta-feira, tem música ao vivo e também um lugar para as crianças brincarem com monitor.

bottom of page