top of page

Festança brasileira!


Junho é um mês de festas! E por ser um país imenso as festas juninas acontecem de jeitos diferentes por todo Brasil. Mas com certeza algumas coisas são iguais em todas: a animação, a alegria e as deliciosas comidas. Vamos conhecer agora a festa especial que acontece no interior do Paraná, pelos nossos amigos de Nova Laranjeiras:


A cavalgada


Na minha cidade todos os anos acontecem as famosas festas juninas, elas são organizadas pelas escolas e pela igreja.

Aqui em nossa paróquia existe a famosa cavalgada em hora a São João Batista, que é o santo padroeiro da cidade. Nosso amigo Adenilson Sutil faz parte desse evento com sua égua Creolina, ele vem da comunidade do Divisor. Esse ano esperamos muitos cavaleiros vindo de várias comunidades.

Nossas famílias participam da festa, porque faz parte de nossa tradição. As principais atrações são as comidas e a famosa quadrilha com o casamento caipira.

Nós nunca vamos esquecer da nossa primeira apresentação para a comunidade, foi emocionante, tanto para nós quanto para nossos pais.

As festas juninas tanto do colégio quanto da igreja são muito importantes para todos nós, porque esperamos ansiosos pelo dia marcado. O Adenilson nos relata que na véspera nem dorme, já o Chaian passas dias ensaiando a coreografia, o Vanilson aprecia muito as brincadeiras e as comidas que tem nas barracas.

Nós gostamos muito das festas que acontecem nessa época do ano, nos reunimos com os familiares e a comunidade em geral. Sempre esperamos alegria, comida boa e muita diversão e emoção.

Torcemos para que nunca acabe, pois é muito importante para nós que vivemos no interior e geralmente não temos diversidade de atrações culturais. Viva São João! Viva a Cavalgada!


Texto produzido pelos alunos: Adenilson Sutil de Medeiros, Chaian Camargo de Souza e Vanilson Macoski.

Fotos: Professora Rejane Marcondes de Souza

Já em Santos, no litoral de São Paulo, a festa acontece de um jeito bem diferente, mas sempre com o mesmo entusiasmo. Vamos ver o texto que a turma do 5º ano B preparou, ilustrada pelos alunos do 5º ano A:


As festas juninas



As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Em cada lugar do País ela acontece de uma maneira diferente. No Nordeste, por exemplo, existe o campeonato de quadrilhas e o trem forró. No interior de São Paulo elas têm outros tipo de danças e brincadeiras.

As principais brincadeiras que temos nas festas são: a pescaria, boca do palhaço, argola, bola na lata, entre outras. Aqui em Santos nós gostamos muito de estalinhos, que é um pequeno embrulho de papel com pólvora dentro. Quando ele é jogado no chão ele estoura. Nós fazemos batalha de estalinhos e assustamos muita gente!

As comidas típicas são uma delícia! Temos canjica, pé de moleque, paçoca, pipoca, bolo de milho, arroz doce, milho verde, caldo verde, maçã do amor.

Neste ano nossa apresentação foi de um forró, ritmo tipicamente nordestino. Então, aproveite bem essa época de festas juninas!


bottom of page