Bons ventos sopraram por aqui e trouxeram uma resenha de um livro que é uma homenagem ao poeta das miudezas: Manoel de Barros. Dos versos de sua poesia, nasceu essa história que Pedro leu e nos dá, agora, sua opinião. Escrito pela queridíssima parceira de maratona, Rosana Rios e lindamente ilustrado por Maurício Negro, foi um grande presente para nós, de O Periscópio, podermos desfrutar dessa lindeza.
A ventania
A história conta sobre uma época de primavera que parecia verão, as pessoas estavam desanimadas e faltava água, até que um menino...
Tui que é o personagem principal da história, caminhando pelas ruas de sua cidade encontra muitas poesias nos muros das ruas.
Gostei muito do livro porque conta que mesmo com dificuldades podemos ver o lado bom de nossa vida!
Indico esse livro para pessoas que gostam de poesias e também para pessoas que gostam de arte, pois esse livro tem bastantes pinturas!
Pedro - 5º A
Ficha técnica:
Autora: Rosana Rios
Editora: Pulo do Gato
Ilustrações: Maurício Negro
Número de páginas: 43
Que tal conhecermos o resenhista e a autora?
Oi, meu nome é Pedro, tenho 10 anos e moro na cidade de Santos-SP,. Estudo no colégio Presidente Kennedy. Gosto muito de jogar futebol e vídeo game, também gosto de passear (shopping e cinema), adoro mexer no Instagram e ouvir música.Meu sonho é jogar no time profissional do Santos. Minha matéria favorita é Matemática gosto muito de produtos da Nike. Dizem que sou muito amoroso, carinhoso e confiante.
Sou autora de livros para jovens e crianças, e em 30 anos de carreira publiquei 160 títulos, vários premiados. Algumas distinções me fizeram muito feliz: o primeiro prêmio na Bienal Nestlé de Literatura, várias premiações da FNLIJ, como O melhor livro para o jovem e selos Altamente Recomendável, além de ter entrado no catálogo White Ravens e ter recebido o prêmio Jabuti. Mas, antes de tudo, sou uma leitora – leio sem parar e adoro fuçar em livrarias para encontrar novas leituras. Meu gênero preferido é o fantástico, mas não resisto a uma boa história de mistério, enigma e perigo, por isso vivo inventando contos policiais e misturando algumas histórias de assustar com outras cheias de magia.
Blogs:
No Twitter: @RosanaShelob.
https://www.facebook.com/pages/Rosana-Rios/185136868178919Página do FaceBook:
Não podíamos deixar um pouco da poesia de Manoel de Barros para os que curtem O Periscópio se deleitarem com tanta delicadeza.
O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS
Uso a palavra para compor meus silêncios. Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água pedra sapo. Entendo bem o sotaque das águas Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim um atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Só uso a palavra para compor meus silêncios.
Manoel de Barros