top of page

É animal!


Hoje é um dia especial! Nossa turma resenhou um livro de Maria Valéria Rezende, uma queridíssima escritora santista, que nos presenteou com uma história muito atual. É sempre muito importante que nossas crianças reflitam sobre as questões ambientais com responsabilidade, pois o mundo será delas. E que mundo estaremos deixando para nossas crianças?




A Descoberta de Anderson

Anderson acaba de mudar-se com seus pais para Rondônia (Porto Velho). Lá uma descoberta irá mudar sua vida. Na escola ele sofre bullyng, mas faz amizade com Gabriela, Gil e Cláudio, formando os " Angry Monkeys", uma força contra os traficantes de animais.

Esse livro "Uma Aventura Animal" é muito interessante por conta de dizer uma coisa que ocorre muito no mundo, o tráfico de animais e gostei da autora falar sobre um assunto que ajuda na conscientização dos leitores. Mas eu não gostei de darem muitos exemplos de certo assunto como: as várias espécies de animais que poderiam ser traficados.



Ficha Técnica:

Título: Uma Aventura Animal

Autora: Maria Valéria Rezende

Ilustrações: Luyse Costa

Editora: DSOP

Número de páginas: 59



Vamos conhecer o resenhista e a autora?


Oi meu nome é Guilherme F. tenho 1 anos,Meu gênero de leitura favorito é ação. Gosto de correr, ler jogar. Minha infância é ótima, porque eu brinco bastante. Eu espero entra na faculdade, me formar e ter um emprego bom.


Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, na cidade de Santos (SP), onde viveu até aos 18 anos. Desde 1976 que vive na Paraíba, tendo já recebido o título de cidadã paraibana.​

Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia, dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes.​

Às vésperas de completar 60 anos de intensos périplos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), livro que foi reeditado em nova versão em 2015 (Ed. Alfaguara) e posteriormente traduzida e publicada na França em 2017 (Ed. Anacaona).​

Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. O seu romance “O voo da guará vermelha” (Ed. Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e teve duas edições em Espanha (espanhol e catalão). Participa em várias coletâneas no Brasil, Argentina, Itália, França, Estados Unidos da América e Portugal.

Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Além disso é ainda ativista e participa do Movimento Mulherio das Letras, pelo qual deu a cara em sua primeira edição, em 2017, em João Pessoa (PB).​

Ganhou um Jabuti em 2009, Categoria Infantil, com a obra “No risco do caracol” (Ed. Autêntica, 2008) e, em 2013, na Categoria Juvenil, outro Jabuti com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Ed. Autêntica, 2012). Os Jabutis para Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção chegaram em 2015, pelo seu romance “Quarenta Dias” (Ed. Alfaguara, 2014). O seu último romance “Outros Cantos” (Ed. Alfaguara, 2016) valeram-lhe o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2017), o Prêmio São Paulo de Literatura e o terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2017.
















































































bottom of page