top of page

É hora de mudar!


Coisa que deixa a gente feliz é ver a criançada lendo e resenhando! Ainda mais quando as crianças estão fora do Brasil. Pais que se mudaram com seus filhos para o exterior sabem da dificuldade em manter a Língua Portuguesa, principalmente na leitura. E não é que, mesmo estando muito longe, tem gente batalhando para isso? A professora Patricia DaPaz Veldink que mora em New Jersey, e sua aluna Marina leram o livro Mudando, de Susana Ventura e dessa leitura saiu uma belíssima resenha. É isso mesmo, mesmo longe tem criança conhecendo a literatura brasileira!



Mudando - Susana Ventura


O livro é sobre Ludmi, uma menina que vem para o Brasil, depois de a mãe morrer, à procura do pai. Ela vem do Haiti com sua amiga, mas elas têm que se separar no aeroporto. Ludmi chega ao Brasil achando que ia encontrar seu pai rapidamente. Mas quando ela liga para o trabalho dele, dizem que ele estava viajando fora do país. Sem nada pra fazer, Ludmi vai para a biblioteca, onde a bibliotecária a ajuda a continuar sua pesquisa sobre seu pai.

Enquanto isto acontece, a gente conhece a Maria, que é uma imigrante boliviana. Ela mora com sua mãe, seu irmão Pedro, seu pai, e, por pouco tempo, com sua vó. Para a escola, Maria tem que fazer uma apresentação sobre alguns países da América do Sul, com mais 3 crianças. Os nomes deles são Manuela, Jun e Juan. Eles são todos imigrantes ou têm pais imigrantes. A Manuela é da Bolívia, o Jun tem pais da China, e o Juan é da Argentina. Todo dia eles estudam na biblioteca.

Um dia a Maria está estudando para o projeto com seus amigos e vê a Ludmi desenhando. Maria fica curiosa e vai se apresentar a Ludmi. Elas se tornam melhores amigas. Maria e seus amigos ajudam Ludmi a achar seu pai.

Eu gostei muito deste livro e o recomendo para crianças a partir de 11 anos, porque tem alguns assuntos que menores do que essa idade não entenderiam, como, por exemplo, política e imigração.


Marina Yazbek Dias Peres Princeton, NJ



Vamos conhecer nossa resenhista e nossa autora?


Eu tenho 11 anos e gosto de artes, natação, livros e culinária. Eu moro em Princeton, Nova Jersey com meus pais, meu irmão mais novo e minha Au pair. E eu tenho aula de português semanalmente.



Susana Ventura ama os contos de fadas. Em 2013, começou a pesquisar e recontar do jeito dela contos de várias partes do mundo. Susana escreve outras histórias também e é professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e pesquisadora em universidades no Brasil, na França e em Portugal. Tem livros reconhecidos com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e adotados por escolas em todo o Brasil.











































































































bottom of page