Desafio: LEITURA!

Fazer a criançada ler não é fácil. É competir com tablets, vídeos game, celulares.... Despertar leitores é lutar contra estatísticas que nos colocam como um país não leitor e é o que realmente somos. Mas quando contamos com a parceria de gente muito boa as coisas mudam e a transformação começa!

Foi num dia de verão, num café da tarde com as queridas Rosana Rios e Susana Ventura, que uma ideia começou a ganhar forma. Será que as crianças seriam capazes de ler 30 livros em um ano? Sabemos que além da falta de hábito as crianças têm as leituras obrigatórias da escola. leitura obrigatória, essas palavras me dão medo. A obrigatoriedade da leitura nas escolas mais afasta do que aproxima os pequenos no universo leitor. Então a Rosana lançou um desafio para a turma de O Periscópio: uma caixa com 30 livros de sua autoria para serem lidos durante o ano. O aluno que conseguir cumprir a tarefa primeiro ganhará um presente da autora. E, como quem quer faz, Rosana preparou uma linda caixa com 30 livros, bloquinhos para que as crianças pudessem anotar suas impressões sobre os livros. Assim nasceu o Desafio: Leitura, com as bençãos da madrinha Susana Ventura, que escolheu o nome.

No dia 18/02/ 2019 começamos a empreitada e a criançada adorou! Apaixonaram-se pelo projeto, pelos livros e estão curtindo muito esse grande desafio. Nos primeiros 5 dias do desafio algumas crianças já leram 5 livros e livros com mais de 100 páginas. Todos os dias quando chego para dar aulas eles me mostram o registro que fizeram, comentam sobre a leitura e tem até sugestão de novos finais para algumas histórias. É maravilhoso ver os olhinhos das crianças brilhando e aproveitando cada instante da leitura.

A importância dos autores no despertar de novos leitores é fundamental para essa transformação, assim como a participação das famílias e da escola como um todo. No terceiro dia de desafio recebi um relato da mãe de um dos pequenos leitores despertados pelo projeto:



Seguiremos assim, nos encantando com cada palavra de incentivo, com cada olho brilhando diante de um livro, com cada pequeno leitor descobrindo a magia da leitura. Seguiremos acreditando que é possível transformar pela educação, pela cultura e pelo amor que temos pelas crianças e pelos livros.

Não podemos esquecer que em breve a Maratona de Resenhas 2019 vai começar e eles já estão ansiosos! Mais leitura e mais leitores pra esse nosso país!