top of page

Escolas pelo mundo


Chegou a hora de iniciarmos nossa viagem pelo mundo das palavras! E hoje, a voz é deles. Crianças de vários lugares do mundo estão enviando textos sobre suas escolas, o que gostam, o que não gostam, como são amigos, professores, enfim, pelos olhos deles conheceremos um pouco como nossos pequenos percebem a educação pelo mundo. Tem muita gente nessa empreitada: Brasil, Canadá, França, Dinamarca, Japão, República Tcheca, EUA. Está sendo emocionante ver como a escola é importante para eles. Hoje nossa viagem tem a participação de Brasil, França, Dinamarca e Áustria. No final do post ainda teremos um desafio bem legal enviado pelas crianças da Áustria. Nós do O Periscópio agradecemos de coração a colaboração das professoras Daniella Ringhofer, Namibia Peixoto, Danielli Cavalcanti e Silvana Marcia Schilive, que estimularam suas crianças a participarem dessa empreitada. Vamos conhecer essa criançada e suas escolas?


Escola é vida

Nossa escola amplia muito o nosso aprendizado e é muito carinhosa com os alunos. Temos vários tipos de aulas diferentes e, dependendo da aula, os lugares são diferentes, por exemplo: na aula de Ciências as vezes usamos o laboratório, na aula de Artes usamos a sala de Artes . E também fazemos atividades dinâmicas.

Temos varias aulas extras como: Educação Física, Música, Inglês entre outras.

Toda sexta-feira nós entramos às 8 horas da manhã e saímos 18 horas da tarde. No horário da manhã nós temos aula de Habilidades Emocionais, Inglês e Artes.

Nossa professora está propondo um desafio chamado DESAFIO LEITURA. Temos que ler 30 livros o mais rápido que conseguirmos, mas não levamos isso como uma competição, muito pelo contrário estamos adorando! Aqui a classe é um todo, cada um ajuda o outro e percebemos que somos amigos de verdade.

Adoramos a nossa escola, obrigada Kennedy por essa oportunidade!


Lavínia e Nicole - 5º ano A - Colégio Presidente Kennedy - Santos - Brasil

Uma escola como a minha

Minha escola é pequena e bonita, lá eu vou todas os dias, estudo as minhas matérias favoritas: Inglês e Educação Física. Também tenho muitas outras e muito o que aprender.

Na minha escola há: biblioteca, muitas salas de aula, secretaria, uma gigante sala de esportes, salas da física, biologia, computador e de música. Mas meus lugares favoritas são a cantina e o pátio. Eu almoço muitas vezes na escola. Minha comida favorita lá é o ¨Schnitzel¨, um bife empanado, típico de Viena. Uma delicia!

Mas nem tudo é sempre maravilhoso. Acho ruim que as poucas coisas boas (pausa, tempo para brincadeiras...) são curtas, pois eu tenho sempre que estudar muito. As “Schularbeiten" assim se chamam os exames - são difíceis.

Mesmo assim, a escola pode ser um bom lugar para aprender e fazer amigos!


Texto escrito e redigido por Tiago Holanda Reis, 12 anos, com colaboração de todos os alunos da Turma ¨Jovens Falantes¨ - 11 a 13 anos.

Escola: NMS St. Franziskus, Erdbergstraße, Viena, Áustria.


Um Lugar divertido

Meu nome é Vanilson Macoski, tenho 16 anos, moro no loteamento Bueno em Nova Laranjeiras. Minha cidade tem 11.241 mil habitantes. Eu gosto de andar de bicicleta, pela cidade, com o meu amigo Lucas Correa.

Antigamente eu estudava na Escola Eli Antônio Nardelo, eu tinha poucos amigos nessa escola, mas os anos passaram e foi evoluindo nas amizades.

Eu estava na quarta série e por causa da idade fui para 5º ano. Um ano depois fui para o 6º ano no colégio Estadual Rui Barbosa, eu não sabia nada porque tinha muitos professores no primeiro dia, ficava bem quieto, mas bem quieto mesmo! Não falava nada, nem para perguntar!

O tempo passou e eu tinha muitas notas ruins, então no 7º ano me chamaram para ir na sala multiuso e eu não sabia de nada, vi uma professora chamada Schilive, me deram um papel para eu vir na sala de recurso com ela.

Neste colégio eu sou muito feliz porque estou gostando dos amigos e das amigas e estou me divertindo.

Então, o colégio Estadual Rui Barbosa tem um portão grande na entrada, para direita tem um laboratório de informática coordenado de manhã pelo Adilson, ele é muito gente boa, ajuda no que vocês precisarem. Próximo tem o laboratório de química e depois tem a sala multiuso, onde tem palestras, reuniões e as vezes nós assistimos filmes e apresentamos trabalhos. Na esquerda tem uma janela pequena que é da secretária, ela é coordenada pelo Leonildo. Tem uma porta ao lado que é da equipe pedagógica. A biblioteca é coordenada pelo Júnior, ele tem muitos jogos legais, nós podemos jogar na hora do recreio.

Nossa escola é dividida em três pavilhões, o refeitório fica na última parte. Subindo a última escadaria, encontramos pela direita a quadra poli esportiva coberta, e esquerda as mesas de tênis de mesa.

Eu apresentei este texto porque é o único lugar que eu acho que dá para me divertir, duvido alguém ficar em casa sem fazer alguma coisa. Eu penso que o colégio é o melhor lugar para ser feliz.


Vanilson Macoski, - Escola Estadual Rui Barbosa - Nova Laranjeiras - Paraná - Brasil

Olá, crianças! Eu me chamo Anna Luísa, estou na 1ª série e tenho 8 anos.

A minha escola é legal. Eu não gosto de brigas. Eu gosto de Matemática. Eu não gosto de ficar no pátio no frio e na chuva. Eu gostaria de aprender a desenhar as professoras, de fazer robôs e fazer amizade com as crianças da outra classe. Eu gostaria de poder ficar na classe no intervalo quando chove.


Anna Luísa - Dinamarca

Bom dia! Eu me chamo Thaís e a minha escola é muito grande e minha professora é muito gentil.


Thaís Peixoto de Ana - 6 anos - França



O nome da minha escola Henri Wallon B.

No recreio eu brinco de corda.

Agora, na minha turma, estamos estudando multiplicação.

Na minha turma, às vezes, nós sentamos numa grande bola pra se balançar.


Mélina - CE2 (equivalente ao 3º ano) - França

Queres saber como é fácil falar alemão?

Os nomes das disciplinas são muito parecidos.


Olha:


Biologie-Biologia Mathematik- Matemática Informatik-Informática Geographie-Geografia

Englisch-Inglês Musik-Música Sport-Desporto Portugiesisch-Português



Agora um desafio:

1=Deutsch-?

2=Geschichte-?

3=Bildnerische Erziehung*-?

*=tenta dizer isto:^)


Texto escrito pelos as turmas de Português como Língua de Herança em Viena (grupo 11 a 13 anos) e digitado por Lourenço Botlik e André Crisóstomo Ribeiro

Respostas: 1=alemão 2=história 3=educação visual/ educação artística

E aí, você acertou?



bottom of page