top of page

A cor do coração


Tem muitas coisas que a leitura pode fazer pelas pessoas, mas a mais importante é despertar o coração para as emoções. Foi isso que aconteceu com a turma de O Periscópio. Recebemos a visita da autora Andrea Pelagagi e foi uma tarde de muita emoção e produção. Livros só existem quando são lidos e o que essa criançada anda fazendo é ler muito e pensar sobre o que é lido. E, então, o que acontece é uma coisa maravilhosa! Tem lágrimas, desenhos, resenha em versos, tudo aquilo que cabe na imaginação das crianças. Hoje teremos duas resenhas muito especiais, a do Thiago Novo (já tínhamos um Thiago na turma) e da Manuca (nossa velha conhecida). Thiago Novo foi muito resistente para participar das atividades de leitura, mas se descobriu leitor e nos proporcionou um dos momentos mais emocionantes do projeto. Manuca inovou, fez uma resenha em versos. O resultado disso foi incrível, confira!


Paisagens


Olá, meu nome é Thiago e hoje estou aqui para resenhar o livro Paisagens, da autora Andrea Pelagagi. Ele tem vários contos. Um dos contos mais legais se chama Parede, que fala sobre o pai que quer dar uma parede de seu aniversário. A ilustração temática é muito legal! O conto fala da mesma cor que está na ilustração, repetindo e falando como um ser vivo.

Eu gostei do livro e recomendo para crianças de 5 a 11 anos.


Thiago Novo - 5º A




Thiago Novo ganhou um livro autografado pela autora, E, o garoto que não gostava de ler, despertou para a leitura e nos brindou com um momento de pura emoção! Foi o primeiro livro autografado que ele ganhou, a alegria não coube nos olhos!



Paisagens


Oi pessoal do Periscópio !!! Hoje eu vou mostrar mais uma das minhas resenhas. O nome desse livro é Paisagens com pequenos contos muito divertidos, e dessa vez eu vou fazer minha resenha em rimas. Então vamos lá !!!


Parede

Fala sobre a menina Libty,

Que tinha uma casa muito grande,

Não podia tocar em nada,

e em seu aniversário

Ganhou uma parede gigante,

Pintava tanto nela

Que parecia o festival da Portela.


Passatempo

Fala sobre o menino Doss

Que por dobrar papéis tinha loucura

Encontrou a menina Miúda

E a achou uma fofura

Toda a noite estrelada,

Dava a ela uma dobradura.


Encontro

É do encontro de Sanna,

A sanfona que procurava melodias,

E de Pintuim-Colã,

O pintinho que adorava poesia.

Estavam a caminho de seus sonhos

E encontraram-se num dia,

Seguiram seus percursos juntos

E com muita alegria.



Mineira, marinheira, jardineira:


Na vila havia uma menina com olhos de pedras

Preciosas, que a deixavam muito bonita

Lá estava Pepita,

Já seus pais não estavam ali.

Seu amigo tripulante disse:

- Venha trabalhar aqui!

Cozinheira se tornou,

E muitas pessoas alimentou

Mas jardineira queria virar

E é esse rumo que ela seguirá.


Paisagens

Andréa fez histórias a partir de cores.

Vermelho, branco e a cor amarela.

Um conto é de um flamingo e o outro é da bandeira da terra.

Mas já essa história, atenção não me desperta.

Mas será que a Sanna e o Pintuim-Colã vão conseguir realizar seus sonhos?

Será que Pepita vai conseguir virar jardineira?

Será que vai acontecer alguma coisa com a parede de Libty?

Leia o livro e saberá.


Minha opinião sobre o livro:

Ilustrações muito bonitas

Com cores a despertar

Histórias emocionantes

Leia o livro, você vai amar


Ficha técnica :

Título: Paisagens.

Autor: Andréa Pelagagi .

Ilustradores: Luiz Zonzini, Kelly Alonso Braga, Estúdio Motoca, Sergio Rossi, Nina Anderson.

Número de páginas: 64 páginas

Editora: GiraBrasil Môtiro.

Vamos conhecer os resenhistas e a autora?



Oi meu nome é Thiago, e eu gosto de esportes tipo futebol e futsal.Meu desenho favorito é Bob Esponja porque é o mais engraçado. minha matéria favorita é Geografia . Também gosto muito de desenhar.



E aí, tudo bem? Meu nome é Manuella, mas me chamam de Manuca, tenho muitos amigos, gosto de: viajar, passar bons momentos com minha família, brincar, comer, jogar jogos, ficar no computador e em diversos eletrônicos. Não gosto de: música funk (mas respeito quem gosta), pessoas falsas e metidas, poluição, cidadãos que jogam lixo na rua e quando vou no cinema e tem gente que não para de fazer barulho. Eu quero me aprofundar em um específico tema... Leitura!!! Eu amo ler, gosto de todos os tipos, só que tenho preferência por algumas formas de literatura como: tirinhas, contos de fadas, o livro dos GRIMM (que são as verdadeiras histórias que eles criaram)...Então foi isso, tchau!!!




ANDRÉA PELAGAGI, nasceu em Minas Gerais, vive há mais de dez anos na cidade de São Paulo. Formada pela universidade de Brasília em Relações Internacionais e Ciência Política, é corredora amadora, apaixonada por viagens e livros, e por enxergar poesia além dos versos. Teve seu primeiro livro solo de poemas publicado em 2013 – ao Ocaso. Publicou dois livros infantojuvenis - (Im)previsível e As Amigas que Fiz e, teve seu conto O sorriso de Okan selecionado pelo Prêmio Sesc de Literatura (Categoria Monteiro Lobato de Contos Infantis). Soprando meu dente de leão é sua primeira publicação de crônicas.


















































































bottom of page