Big Bang de palavras



A teoria mais aceita no meio científico em relação à criação do Universo é a teoria do Big Bang, a grande expansão a partir "de um ínfimo ponto do espaço, chamado de singularidade, com densidade e temperatura infinitamente altas" . O pensamento mais transformador do universo está em nossas crianças, que são o futuro em nossas mãos.

Assim como o Big Bang expandiu de uma partícula minúscula, nós professores, vivenciamos diariamente essa explosão de possibilidades com nossos alunos. As professoras Marlene e Cláudia Amorim, da EB1de Alvor, em Portimão, expandiram o mundo para os alunos delas. Em meio a uma pandemia que mudou o mundo, que está exigindo da escola transformações que já eram necessárias, as professoras partiram de uma singularidade e, aproveitando a densidade e temperaturas extremamente altas, que resumem bem toda a energia que as crianças têm, e criaram um e-book que contempla um universo de atividades:


- a palavra falada, pois toda a formação de escrita começa no falar e ouvir: as crianças gravaram as suas palavras favoritas em áudio.


- elaboração de um texto, afinal eles são autores de suas vidas: foi pedido que escrevessem um texto, usando a palavra favorita deles.


- ampliação de conhecimento, o Big Bang do saber: foi pedido que encontrassem outros textos que tivessem a palavra escolhida. Os alunos gravaram trechos do texto em áudio e ainda pesquisaram sobre os autores dos textos.


- ilustração: como a vida é feita de cores e formas, as crianças ilustraram o trecho lido.



- avaliação do projeto: não podemos calar a voz dos nossos pequenos e eles avaliaram as atividades propostas. Foi bom? Foi ruim? Tudo vira aprendizado e enriquece nossas almas.



De uma palavra um universo, foi assim que Marlene e Cláudia Amorim desafiaram esses tempos difíceis, com trabalho, dedicação, amor. É assim que vamos, pouco a pouco, transformando a educação, que transformará o mundo.

Aposto que todos ficaram curiosos para conhecer esse novo livro, elaborado com tanto trabalho e amor, não é? Então vamos lá, clique na imagem e ela levará você a todas essas descobertas, aproveite e amplie seu mundo pelo mundo de nossos miúdos!