Para que servem os sonhos?








Ninguém sabe ao certo qual a finalidade dos sonhos. Os sonhos dormidos talvez sirvam para a gente resolver alguns problemas de quando a gente está acordado. Os sonhos que sonhamos acordados talvez sirvam para que a gente suporte a realidade (alguém já disse algo parecido). Mas qual será o significado de sonhos para as crianças. Sonho pode ser tanta coisa! Pode ser o que se deseja, pode ser as imagens durante o sono, pode ser aquele bem recheado de creme que o padeiro da esquina faz com primor, pode ser o de valsa, com gosto de chocolate e amendoim. Hoje todo mundo está sonhando com o fim da quarentena. Você já pensou em conhecer os verdadeiros sonhos das crianças?

A professora Carina Zeyn abraçou a ideia do O Periscópio e viajou com seus alunos, um pouquinho antes do isolamento social ser imposto, para saber sobre os sonhos deles. Mas quem são eles? Nossos novos navegantes do Perisca são crianças do segundo ano da EMEIF Senador Dantas, moradores da zona rural, filhos de agricultores de uma comunidade muito carente de Pariquera-Açu, interior de São Paulo. Essa criançada enfrenta muitas coisas na vida. Algumas estão subnutridas, muitas têm dificuldades sociais e de aprendizagem, outras têm que lidar com o alcoolismo de um dos responsáveis, outras são crianças que residem em abrigos, pois as famílias não tinham condições de ficar com elas. Tudo isso é grave e pesado, mas não tirou delas a capacidade de sonhar. Sonhos de futuro, sonhos dormidos, todos os sonhos cabem no universo das crianças. Mesmo ainda não sabendo escrever, usaram o desenho e a palavra falada para expressar suas sensações, sentimentos e falar de seus sonhos. Sonho de criança é coisa linda, simples e essencial. Sonho de criança é ser feliz. Vamos ver quais são?


Kevin quer ser bananeiro.

João Vinícius quer ser caminhoneiro.





Gabriel X quer ser muitas coisas:

bananeiro, veterinário

e trabalhar no zoológico

e ser construtor e ser policial.


Alessandro, quando crescer, quer vender laranja e sorvete.



O sonho de Cleverson é ter uma casa.

Ana Júlia sonha com um castelo com passagem secreta.


Stheffani:

"Eu vou ser médica e esse é o

hospital onde eu vou trabalhar"


Nathália:

"Sonho que tenho um castelo e eu sou a princesa do castelo"



A humanidade está vivendo um momento no qual cuidar de nossas crianças e do mundo que deixaremos para elas é imprescindível. E aprender a sonhar com elas nos fará acreditar novamente no amanhã.