Das coisas lindas que o mundo nos dá, as crianças são a certeza do futuro aqui, bem pertinho de nós. A arte alimenta a alma e as crianças alimentam nossa esperança de um mundo melhor.
A Língua Portuguesa está presente em muitos lugares, além dos países nas quais ela é a língua oficial. O trabalho imenso das professoras de Língua Portuguesa de Herança precisa ser visto e reconhecido, pois a luta pela manutenção das raízes culturais dessas crianças não é fácil. Conheço muitas professoras de Língua de Herança que, apesar de todas as dificuldades, seguem na preservação da língua e das referências dos países de origem das crianças.
Conheci a professora Daniella Ringhofer através da nossa nave, O Periscópio, e o trabalho realizado por ela com seus alunos na Áustria e, a partir daí, realizamos algumas atividades juntas, num verdadeiro quebra-cabeça por conta de fuso horário, diferença de ano letivo. Em 2014 (pois é, nenhuma jornada em educação é breve), um ano em que nascia o Perisca, ela, juntamente com outros professores do Japão, Egito, Eslovênia e Alemanha deram asas ao que as crianças pensavam sobre a paz. Nunca foi tão atual esse pedido de ajuda para a humanidade e para o planeta, um prova real que a arte é imortal.
Nas páginas do livro iremos encontrar a sensibilidade das crianças diante de um mundo que precisa de ajuda e continua sendo atual pedir pela paz e pela união dos povos. Um poema lindo foi escolhido para mostrar um pouco desse trabalho maravilhoso e importante que a professora Daniella e tantos outros realizam e, espero, que ele toque o coração de muita gente.
Paz interior
Não se consegue ver luz
Com olhos sombreados.
Não se consegue achar tranquilidade
Com um coração atormentado.
Não se consegue abaixar as armas
Se o combate é contra si mesmo.
E nenhuma alma em conflito
Consegue trazer paz ao mundo.
Milena Sagawa-Krasny
O livro está disponível em PDF e vale a pena cada linha escrita.
Comments